Fim da zica: Cadillac ganha segunda na IMSA com Bourdais e Van der Zande

#01: Cadillac Racing, Cadillac V-LMDh, GTP: Renger van der Zande, Sebastien Bourdais

RIO DE JANEIRO – Já não era sem tempo: o Cadillac V-Series.R da Cadillac Racing (a.k.a Chip Ganassi Racing) mandou o azar para escanteio e a dupla formada por Sébastien Bourdais e Renger Van der Zande, após um abandono constrangedor em Long Beach e os problemas enfrentados em Sebring e Daytona, finalmente ganhou uma no IMSA Weathertech SportsCar Championship, deixando a Cadillac com duas vitórias – contra uma de Acura e outra da Porsche, após quatro etapas.

A Motul Course of Monterey, disputada por 38 carros neste domingo em Laguna Seca, foi pontuada por quatro entradas do Safety Car, mudanças de estratégia, vários erros, penalizações e acidentes. E uma das equipes que menos errou – justamente a que mais tivera problemas no início do campeonato – terminou premiada com o triunfo, conquistado após 2h40min no relógio e 102 voltas percorridas.

A Cadillac chegou a fazer 1-2 na disputa e não só liderou com o #01 como também com o #31 da Whelen Engineering/AX Racing, guiado no início com Pipo Derani. Mas Alexander Sims não teve como manter o ritmo do colega e o carro do construtor estadunidense acabaria suplantado pelo Porsche 963 de Mathieu Jaminet e Nick Tandy – de modos que os vencedores da etapa de Long Beach mantém a liderança do campeonato, agora com 1307 pontos, vinte e cinco a mais que Sims e Derani.

Das quatro marcas presentes, a outra que liderou foi a Acura, com a Meyer-Shank Racing, graças a uma super largada de Colin Braun e um erro de Matt Campbell, pole position e parceiro de Felipe Nasr. Mas a MSR errou ao colocar o #60 num stint muito longo sem trocar pneus – ou usar um pneu ‘scuff’, recondicionado, deixando um jogo novo para o final. Não resultou e a equipe ficou em 6º ao fim da disputa.

O outro carro do construtor oriental teve performance discreta, levando Ricky Taylor e Filipe Albuquerque ao quarto posto – já as BMW, que ainda não venceram, enfrentaram uma verdadeira gangorra de performance e o carro #24 guiado por Augusto Farfus e Philipp Eng ainda terminou em quinto.

Em contrapartida, um incidente isolado acabou com as chances de Felipe Nasr: numa relargada, com pneus frios, o brasileiro perdeu o controle do carro na parte de descida após a lendária curva “Saca-Rolha” (Corkscrew) e por muito pouco não deu no muro de proteção. O piloto salvou o Porsche de um acidente mais sério, mas não de danos que fizeram ele e Matt Campbell terminarem oito voltas atrás – nono e último na categoria e 32º na geral.

Por falar em Porsche, a JDC-Miller Motorsports estreou com sua unidade cliente e teve uma performance sólida, porém discreta e até animadora: Mike Rockenfeller e Tijmen Van der Helm fecharam a disputa em sétimo.

Na LMP2, o líder do campeonato John Farano deu um susto ao provocar uma das amarelas da competição, batendo na curva 5 do circuito de Laguna Seca. O piloto da Tower Events inclusive teve de ser hosputalizado por suspeita de lesões com o piloto canadense, que contudo saíra do carro ‘consciente e alerta’, como se fala no jargão do automobilismo.

A liderança da categoria mudou várias vezes de mãos e em períodos de amarelas pilotos da classe chegaram inclusive a liderar na geral. No fim, a sorte sorriu ao duo Pro-Am formado por Mikkel Jensen/Steven Thomas (TDS Racing), com a PR1/Mathiasen em segundo graças a Ben Keating/Paul-Loup Chatin e o pódio teve ainda o carro da CrowdStrike Racing w/APR, com Ben Hanley e George Kurtz.

Com a vitória, Jensen e Thomas assumem a liderança da competição, com 730 pontos somados contra 667 de Keating e Chatin e 629 de John Farano. A divisão intermediária de protótipos só competiu por pontos da série em Sebring e Laguna Seca – esteve ausente em Long Beach e em Daytona os pontos foram auferidos apenas para a série Michelin Le Mans Cup, de Endurance – além do Jim Trueman Award, competição paralela somente para os pilotos de graduação bronze.

No disputadíssimo pelotão dos Grã-Turismo, os GTD Pro tiveram apuros e praticamente todo o plantel GTD andou na frente durante a maioria da disputa. Com uma atuação sem erros, a parceria formada por Alain Metni e Kay Van Berlo deu à Porsche – vejam vocês, era o mesmo carro que se arrastava em Daytona com um BoP desfavorável… – a primeira vitória da versão 992 do 911 GT3-R.

Foi também a primeira vitória da KellyMoss em parceria com a Riley, no retorno da equipe à série principal da IMSA após anos de ausência. O Porsche “Buda” que fez a pole com Alec Udell e Julien Andlauer só não completou o 1-2 porque havia a BMW de Chandler Hull e Bill Auberlen, o interminável, no meio do caminho.

A destacar o bom 4º posto da Magnus Racing – que não esteve em Long Beach – com o Aston Martin de John Potter e Andy Lally, além da ótima recuperação do McLaren da Inception com Brendan Iribe e Frederik Schandorff, após um pênalti stop & hold de 1min por irregularidades numa parada de box.

Na GTD Pro, Corvette e The Heart of Racing tiveram suas corridas arruinadas por uma penalidade stop & hold de 1min aplicada para ambos os carros. A Weathertech Racing fez que não era com ela e venceu com Dani Juncadella e Jules Gounon superando o Porsche – também punido, este por furar o sinal vermelho da saída do pitlane – de Klaus Bachler e Patrick Pilet.

Apesar de um discreto 3º lugar na divisão, Ben Barnicoat e Jack Hawksworth lideram a GTD Pro com 1415 pontos. Na GTD, mesmo com a 10ª posição ao fim da corrida deste domingo, Madison Snow e Bryan Sellers seguem no comando, com 1244 pontos. Na IMSA Weathertech Sprint Cup, entretanto, o duo da Paul Miller Racing perdeu o comando por um ponto somente (617 a 616) para Marco Sorensen e Roman De Angelis, da The Heart of Racing.

A 5ª etapa do campeonato será as 6h de Watkins Glen, dia 25 de junho, duas semanas após as 24 Horas de Le Mans. Vale também como 3ª etapa do IMSA Michelin Endurance Cup e terá as cinco classes presentes – GTP, LMP2, LMP3, GTD Pro e GTD.

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