24h de Le Mans 2023 – Ferrari em dobradinha na definição da Hyperpole com três brasileiros dentro

RIO DE JANEIRO – Com ‘modo ativado’ de classificação, a Ferrari 499P Hypercar realmente mostra que não vai aliviar para ninguém: os dois carros da AF Corse lideraram em 1-2 o treino classificatório que separa 24 competidores – os oito melhores de cada classe – para a batalha de amanhã da Hyperpole, com meia hora de pista aberta. Do nono lugar para trás em cada divisão e o Garage 56, que parte compulsioriamente de último, está tudo definido.

A Ferrari deu o bote na Toyota no final da sessão: Antonio Fuoco fez o melhor giro do treino com 60 minutos cronometrados na faixa de 3’25″413, dois décimos abaixo do carro gêmeo guiado por Alessandro Pier Guidi, trazendo em 3º lugar o Toyota de Kamui Kobayashi.

O #8 do construtor oriental avançou à Hyperpole, mas não encaixou voltas boas no início da sessão por bandeiras vermelhas – foram duas – e tráfego. Depois, Brendon Hartley ascendeu ao segundo posto e ficou em quarto por conta do avanço dos vermelhos sobre os orientais.

A Penske foi muito bem com dois de seus três carros. O da IMSA progrediu à Hyperpole numa excelente volta de Felipe Nasr e Fred Makowiecki, que tem as ‘manhas’ da pista, também avançou.

Por fim, os dois Cadillac V-Series.R da Ganassi, tripulados por Sébastien Bourdais e Earl Bamber, também se asseguraram na Hyperpole.

A Peugeot lutou o que pôde, mas não deu: o melhor 9×8 larga de décimo, dois segundos mais lento, numa qualificação onde os oito mais rápidos ficaram separados por apenas 0″807 – talvez graças ao BoP, quem sabe… A AX Racing do brasileiro Pipo Derani vai largar da 12ª posição e o melhor entre os três não-híbridos é o Glickenhaus #708.

Com problemas mecânicos, o Hertz Team Jota não fez tempo de classificação com seu Porsche 963 LMDh.

Em contrapartida, o time britânico sorri pela performance de Pietro Fittipaldi na LMP2: o brasileiro fez o melhor tempo da sessão classificatória com 3’34″751, seguido muito de perto – 0″002 somente – pelo Team WRT e o #41 guiado por Louis Delétraz.

Mirko Bortolotti levou o #63 da Prema ao terceiro posto, seguido pela IDEC Sport com Paul-Loup Chatin, a Vector Sport com Gabriel Aubry, a Cool Racing com ótima volta de Reshad de Gérus, o melhor LMP2 Pro-Am com Dries Vanthoor e o Racing Team Turkey e, por fim, o segundo carro da Prema, via Bent Viscaal.

Decepções da classe: United Autosports, Panis Racing, Inter Europol e mais do que todas, a Alpine – apenas com o 21º tempo do grupo porque André Negrão não conseguiu ir além de 3’37″498, pior até que no Test Day do último domingo. O outro carro do time sequer fez um bom tempo e foi também responsável por uma das interrupções da sessão. Já a Tower Motorsports ficou o tempo todo consertando o carro destruído no primeiro treino livre.

O Garage 56 da Nascar segue impressionante: mesmo largando de último num adendo do regulamento desportivo, o #24 conduzido por Mike Rockenfeller na sessão oficial fez um tempo espetacular – 3’47″976, digno dos bons tempos da LMGTE-PRO. Mas na corrida será outra a história – se bem que o carro ianque chama muito a atenção de todos no Circuit de la Sarthe neste fim de semana que marca o retorno da categoria estadunidense a Le Mans após 47 anos.

Entre os LMGTE-AM, cinco das sete Ferrari 488 GTE EVO inscritas avançaram: todas as três da AF Corse, mais as duas da Kessel, além de dois dos Aston Martin e o Corvette C8.R batido no TL1, que entrou à justa para Nicky Catsburg levar o #33 para a Hyperpole.

A melhor volta da sessão foi do #83 com Alessio Rovera – 3’51″877, apenas 0″037 melhor que Davide Rigon, com Catsburg em terceiro e trazendo na sequência Charlie Eastwood com a ORT by TF e Daniel Serra em quinto – 3’52″459.

Passaram também a surpreendente GMB Motorsport com Gustav Birch, novato nas 24h de Le Mans, além do #21 da AF Corse conduzido por Ulysse de Pauw e também o segundo Ferrari da Kessel, graças a Kei Cozzolino.

Alessio Picariello ficou em nono com o melhor Porsche do plantel e as Iron Dames estabeleceram a 14ª melhor volta. A JMW Motorsport, melhor equipe do Test Day, foi apenas a décima-sétima colocada. Com várias voltas anuladas por excesso de Track Limits, os três Porsches da Proton Competition acabaram fechando a raia da LMGTE-AM porque a D’Station, com seu Aston Martin destruído na batida do TL1, não foi à pista, aguardando um novo chassi chegar da Inglaterra.

A definição das oito melhores posições do grid será amanhã às 15h de Brasília.

Comentários