New York, New York: 6h de Glen com plantel expressivo na volta da IMSA

N

RIO DE JANEIRO - A edição deste ano de mais um clássico do Endurance dos EUA, a Sahlen's Six Hours of Glen iguala o recorde de participantes alcançado há quase quatro décadas. Na edição de 1984, 57 carros largaram e a vitória foi do Porsche 962 GTP guiado por Al Holbert/Derek Bell/Jim Adams.

Aquela foi a única vez onde os protótipos IMSA GTP correram uma prova dessa natureza. E em 2023, a sigla foi revivida e a Porsche, claro, está de volta. 

O plantel reúne 28 protótipos entre nove modelos GTP, outros nove LMP2 e mais 10 LMP3, além de vinte e nove inscritos em modelos Grã-Turismo, sendo mais nove na GTD Pro e deslumbrantes 20 na GTD.

Essa é também a 5ª etapa de um total de onze marcadas para o IMSA Weathertech SportsCar Championship, além de ser o terceiro evento do IMSA Michelin Endurance Cup - é igualmente a terceira de um total de seis etapas onde todas as classes correrão juntas, lembrando que em 2024 não haverá a LMP3 na classe principal.

Na GTP, somente a WTR-Andretti e a AX Racing-Whelen Engineering apresentam três pilotos em seus carros, tendo portanto Louis Déletraz no Acura #10 junto a Ricky Taylor e Filipe Albuquerque, além de Jack Aitken complementando o #31 de Pipo Derani e Alexander Sims - o que significa folga para Hélio Castroneves, que não viajará para o estado de Nova York.

Felipe Nasr e Augusto Farfus, sim: os pilotos de Porsche e BMW estarão presentes na divisão principal, cuja classificação é liderada por Mathieu Jaminet e Nick Tandy, da Porsche Penske, com 1307 pontos contra 1282 de Sims e Derani. Nasr e o parceiro Matt Campbell vêm em sexto com 1134, logo à frente de Farfus e Phillipp Eng, que têm 1118.

Sims, Derani e Aitken são os líderes do IMEC, o campeonato paralelo de Endurance, somando após Daytona e Sebring dois pontos mais (24 a 22) que Albuquerque, Taylor e Deletraz.

Entre os LMP2, novidades: Nolan Siegel participa no #04 da Crowdstrike Racing w/APR, enquanto na Tower o convalescente John Farano, afastado inclusive de Le Mans após o acidente em Laguna Seca, dá lugar ao turco Salih Yoluç, com Will Stevens já confirmado e complementando o trio do #8 junto a Kyffin Simpson, piloto da Indy NXT.

A TDS Racing não confirmou quem estará no #35 em lugar de François Hériau, junto a Josh Pierson e Giedo Van der Garde. Em contrapartida, Pietro Fittipaldi, que não correu em Laguna Seca, volta no #51 da Rick Ware Racing junto a Devlin DeFrancesco e Eric Lux. A novidade é a participação do #88 da AF Corse sem François Perrodo - mas com Luis Pérez-Companc, Lilou Wadoux e Nicklas Nielsen - seria um ensaio para o argentino voltar aos protótipos em 2024? A ver...

Como esta será apenas a 3ª corrida válida pela LMP2 no campeonato completo, Mikkel Jensen e Steven Thomas chegam a Glen líderes com 730 pontos somados, contra 667 de Paul-Loup Chatin e Ben Keating. No IMEC, mais Scott Huffaker, Jensen e Thomas lideram com um ponto de vantagem (22 a 21) para Keating, Chatin e Alex Quinn.

Com uma dezena de inscrições, a LMP3 registra a presença do piloto da Stock Car Felipe Fraga, que passará à LMP2 em 2024 junto a Gar Robinson e a Riley Motorsports - anúncio feito pouco após às 24h de Le Mans. Os dois e mais Josh Burdon, que estará no #74 novamente, lideram o campeonato com 380 pontos - a classe também só começou a marcar pontos para a série completa em Sebring, assim como a LMP2.

Em relação às corridas iniciais onde a LMP3 esteve presente, a MRS-GT Racing e a FastMD não vão a Glen. Mas a MLT Motorsports, fora em Daytona e Sebring, sim - com Jason Rabe, Andrew Pinkerton e Stevan McAleer - e a Andretti Autosport, após a acidentada estreia na GTD em Laguna Seca, retorna aos planos iniciais e alinha seu LMP3 com Jarrett Andretti, Gabby Chaves e Glen Van Berlo. A divisão terá sete modelos Ligier e três Duqueine na pista.

No IMEC, a situação de momento apresenta Nico Pino/João Barbosa/Lance Willsey no topo da tabela - 24 pontos contra 21 de Anthony Mantella/Wayne Boyd/Nico Varrone e também de Dakota Dickerson, que disputou as duas primeiras provas com duas equipes diferentes - Andretti e JR III - defendendo esta última novamente em Glen.

A principal subclasse de Grã-Turismo - embora com o mesmo regulamento técnico que a GTD - terá bem-vindos acréscimos em relação às provas Sprint. Voltam a Risi Competizione - trazendo também Daniel Serra para o #62 - a Iron Lynx com seu Lamborghini e também a BMW M4 da Turner Motorsport. A novidade é uma inscrição GTD Pro da AF Corse para Simon Mann/Miguel Molina/Ulysse de Pauw. O que significa que dos oito construtores presentes na classe a Ferrari será a única com duas unidades, contra uma das demais.

Com quatro etapas realizadas, a dupla do Lexus #14 formada por Jack Hawksworth e Ben Barnicoat lidera a série na GTD Pro, somando 1415 pontos contra 1374 de Jules Gounon e Dani Juncadella e 1324 de Patrick Pilet e Klaus Bachler. No IMEC, Juncadella e Gounon, mais Maro Engel, somam 29 pontos e lideram contra 25 de Jordan Taylor/Antonio Garcia/Tommy Milner.

Entre as duas dezenas de inscritos da GTD, registra-se o retorno das Ferrari das equipes Triarsi Competizione e Cetilar Racing, além do #16 da Wright Motorsports, a sempre importante presença das Iron Dames, o regresso da NTE Sport e seu Lamborghini e também da Racers Edge Motorsports e seu Acura, danificado após acidente em Long Beach.

Quanto aos pilotos, a Paul Miller Racing não tinha definido os companheiros de Bryan Sellers e Madison Snow no #1, enquanto Luke Berkeley era o único garantido junto a Jaden Conwright no Lambo #42 da NTE. A Forte USRT apresentará Patrick Liddy no posto do chileno Benjamin Hites e Jaxon Evans retorna a um dos Porsches da Kelly Moss-Riley, além de David Brule. 

Na Racers Edge, Ashton Harrison-Henry não estava na pré-lista junto a Danny Formal e Kyle Marcelli. Por enquanto, a lista feminina de participantes terá Sheena Monk e Katherine Legge com o Acura da Gradient, mais Marc Miller, além de Doriane Pin junto a Michelle Gätting e Rahel Frey no Lambo, além de Lilou Wadoux via AF Corse na LMP2.

Pelo campeonato, com quatro corridas disputadas, Snow e Sellers vêm à frente somando 1244 pontos contra 1182 de Brendan Iribe e Frederik Schandorff e 1171 de Marco Sorensen e Roman De Angelis. No IMEC, Sorensen e De Angelis, mais Ian James, o patrão da The Heart of Racing, lideram com 25 pontos somados.

A disputa das 6h de Watkins Glen, neste domingo, começa às 10h40 locais, 11h40 de Brasília. No sábado, o treino classificatório terá início às 13h20 dos EUA, 14h20 de Brasília.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames