New York, New York: 6h de Glen com plantel expressivo na volta da IMSA


RIO DE JANEIRO - A edição deste ano de mais um clássico do Endurance dos EUA, a Sahlen's Six Hours of Glen iguala o recorde de participantes alcançado há quase quatro décadas. Na edição de 1984, 57 carros largaram e a vitória foi do Porsche 962 GTP guiado por Al Holbert/Derek Bell/Jim Adams.

Aquela foi a única vez onde os protótipos IMSA GTP correram uma prova dessa natureza. E em 2023, a sigla foi revivida e a Porsche, claro, está de volta. 

O plantel reúne 28 protótipos entre nove modelos GTP, outros nove LMP2 e mais 10 LMP3, além de vinte e nove inscritos em modelos Grã-Turismo, sendo mais nove na GTD Pro e deslumbrantes 20 na GTD.

Essa é também a 5ª etapa de um total de onze marcadas para o IMSA Weathertech SportsCar Championship, além de ser o terceiro evento do IMSA Michelin Endurance Cup - é igualmente a terceira de um total de seis etapas onde todas as classes correrão juntas, lembrando que em 2024 não haverá a LMP3 na classe principal.

Na GTP, somente a WTR-Andretti e a AX Racing-Whelen Engineering apresentam três pilotos em seus carros, tendo portanto Louis Déletraz no Acura #10 junto a Ricky Taylor e Filipe Albuquerque, além de Jack Aitken complementando o #31 de Pipo Derani e Alexander Sims - o que significa folga para Hélio Castroneves, que não viajará para o estado de Nova York.

Felipe Nasr e Augusto Farfus, sim: os pilotos de Porsche e BMW estarão presentes na divisão principal, cuja classificação é liderada por Mathieu Jaminet e Nick Tandy, da Porsche Penske, com 1307 pontos contra 1282 de Sims e Derani. Nasr e o parceiro Matt Campbell vêm em sexto com 1134, logo à frente de Farfus e Phillipp Eng, que têm 1118.

Sims, Derani e Aitken são os líderes do IMEC, o campeonato paralelo de Endurance, somando após Daytona e Sebring dois pontos mais (24 a 22) que Albuquerque, Taylor e Deletraz.

Entre os LMP2, novidades: Nolan Siegel participa no #04 da Crowdstrike Racing w/APR, enquanto na Tower o convalescente John Farano, afastado inclusive de Le Mans após o acidente em Laguna Seca, dá lugar ao turco Salih Yoluç, com Will Stevens já confirmado e complementando o trio do #8 junto a Kyffin Simpson, piloto da Indy NXT.

A TDS Racing não confirmou quem estará no #35 em lugar de François Hériau, junto a Josh Pierson e Giedo Van der Garde. Em contrapartida, Pietro Fittipaldi, que não correu em Laguna Seca, volta no #51 da Rick Ware Racing junto a Devlin DeFrancesco e Eric Lux. A novidade é a participação do #88 da AF Corse sem François Perrodo - mas com Luis Pérez-Companc, Lilou Wadoux e Nicklas Nielsen - seria um ensaio para o argentino voltar aos protótipos em 2024? A ver...

Como esta será apenas a 3ª corrida válida pela LMP2 no campeonato completo, Mikkel Jensen e Steven Thomas chegam a Glen líderes com 730 pontos somados, contra 667 de Paul-Loup Chatin e Ben Keating. No IMEC, mais Scott Huffaker, Jensen e Thomas lideram com um ponto de vantagem (22 a 21) para Keating, Chatin e Alex Quinn.

Com uma dezena de inscrições, a LMP3 registra a presença do piloto da Stock Car Felipe Fraga, que passará à LMP2 em 2024 junto a Gar Robinson e a Riley Motorsports - anúncio feito pouco após às 24h de Le Mans. Os dois e mais Josh Burdon, que estará no #74 novamente, lideram o campeonato com 380 pontos - a classe também só começou a marcar pontos para a série completa em Sebring, assim como a LMP2.

Em relação às corridas iniciais onde a LMP3 esteve presente, a MRS-GT Racing e a FastMD não vão a Glen. Mas a MLT Motorsports, fora em Daytona e Sebring, sim - com Jason Rabe, Andrew Pinkerton e Stevan McAleer - e a Andretti Autosport, após a acidentada estreia na GTD em Laguna Seca, retorna aos planos iniciais e alinha seu LMP3 com Jarrett Andretti, Gabby Chaves e Glen Van Berlo. A divisão terá sete modelos Ligier e três Duqueine na pista.

No IMEC, a situação de momento apresenta Nico Pino/João Barbosa/Lance Willsey no topo da tabela - 24 pontos contra 21 de Anthony Mantella/Wayne Boyd/Nico Varrone e também de Dakota Dickerson, que disputou as duas primeiras provas com duas equipes diferentes - Andretti e JR III - defendendo esta última novamente em Glen.

A principal subclasse de Grã-Turismo - embora com o mesmo regulamento técnico que a GTD - terá bem-vindos acréscimos em relação às provas Sprint. Voltam a Risi Competizione - trazendo também Daniel Serra para o #62 - a Iron Lynx com seu Lamborghini e também a BMW M4 da Turner Motorsport. A novidade é uma inscrição GTD Pro da AF Corse para Simon Mann/Miguel Molina/Ulysse de Pauw. O que significa que dos oito construtores presentes na classe a Ferrari será a única com duas unidades, contra uma das demais.

Com quatro etapas realizadas, a dupla do Lexus #14 formada por Jack Hawksworth e Ben Barnicoat lidera a série na GTD Pro, somando 1415 pontos contra 1374 de Jules Gounon e Dani Juncadella e 1324 de Patrick Pilet e Klaus Bachler. No IMEC, Juncadella e Gounon, mais Maro Engel, somam 29 pontos e lideram contra 25 de Jordan Taylor/Antonio Garcia/Tommy Milner.

Entre as duas dezenas de inscritos da GTD, registra-se o retorno das Ferrari das equipes Triarsi Competizione e Cetilar Racing, além do #16 da Wright Motorsports, a sempre importante presença das Iron Dames, o regresso da NTE Sport e seu Lamborghini e também da Racers Edge Motorsports e seu Acura, danificado após acidente em Long Beach.

Quanto aos pilotos, a Paul Miller Racing não tinha definido os companheiros de Bryan Sellers e Madison Snow no #1, enquanto Luke Berkeley era o único garantido junto a Jaden Conwright no Lambo #42 da NTE. A Forte USRT apresentará Patrick Liddy no posto do chileno Benjamin Hites e Jaxon Evans retorna a um dos Porsches da Kelly Moss-Riley, além de David Brule. 

Na Racers Edge, Ashton Harrison-Henry não estava na pré-lista junto a Danny Formal e Kyle Marcelli. Por enquanto, a lista feminina de participantes terá Sheena Monk e Katherine Legge com o Acura da Gradient, mais Marc Miller, além de Doriane Pin junto a Michelle Gätting e Rahel Frey no Lambo, além de Lilou Wadoux via AF Corse na LMP2.

Pelo campeonato, com quatro corridas disputadas, Snow e Sellers vêm à frente somando 1244 pontos contra 1182 de Brendan Iribe e Frederik Schandorff e 1171 de Marco Sorensen e Roman De Angelis. No IMEC, Sorensen e De Angelis, mais Ian James, o patrão da The Heart of Racing, lideram com 25 pontos somados.

A disputa das 6h de Watkins Glen, neste domingo, começa às 10h40 locais, 11h40 de Brasília. No sábado, o treino classificatório terá início às 13h20 dos EUA, 14h20 de Brasília.

Comentários