6h de Fuji: Toyota domina primeira fila e Koba marca pole para a etapa japonesa do WEC


SÃO PAULO - Sem surpresa alguma: a Toyota, dona do Fuji Speedway, confirmou o favoritismo de quem já venceu desde 2012 oito corridas válidas pelo FIA WEC e faturou a pole position para as 6h de Fuji, 6ª etapa do Mundial de Endurance que se realiza neste domingo (11h locais - 23h de sábado).

Com Kamui Kobayashi a bordo do carro #7, o construtor oriental garantiu a primeira fila e o trio formado pelo japonês mais Mike Conway e José María López garantiu um ponto extra que reduz para 22 a vantagem dos líderes e colegas de equipe que largam em segundo.

Koba foi 0"624 mais rápido em ritmo de qualificação que Brendon Hartley, responsável pelas voltas do #8 nos 15min de sessão para os Hypercars.

A surpresa ficou por conta do excelente andamento dos Porsche 963 LMDh - a Penske tomou de assalto a segunda fila, com Kévin Estre classificando o #6 à frente do #5 tripulado por Fred Makowiecki e além dos carros da equipe oficial de fábrica, o Cadillac V-Series.R andou também no mesmo segundo da pole position.

De quem tanto se esperava nada veio: a Ferrari não teve uma boa performance na definição das posições de largada e aos carros vermelhos coube a sexta e sétima posições, mais de um segundo piores que a pole. No calcanhar da AF Corse vêm os Porsche não-oficiais do Hertz Team Jota e Proton Competition, cabendo a 10ª posição ao melhor dos Peugeot 9X8, outro malogro da sessão classificatória. O Vanwall Vanderwell 680 da Kolles, com o brasileiro João Paulo de Oliveira entre os inscritos ficou em último na classe principal.

E mais lento que o pole da LMP2: a United Autosports levou a melhor num treino muito disputado e Phil Hanson, com o #22, fez 1'32"182 para fazer a primeira pole dele na trajetória do piloto no WEC. O #41 do Team WRT, que chegou ao Japão líder do campeonato, parte em 2º na categoria, seguido do outro protótipo da United e pelos vencedores de Monza: a Jota Sport do brasileiro Pietro Fittipaldi parte de quarto - 1'32"778. Logo após, a Inter Europol Competition, que ainda briga pelo título da categoria, ofertado este ano pela última vez.

A Alpine com o brasileiro André Negrão não foi além do 11º e último posto da divisão. Será pelo visto mais outro fim de semana difícil para os carros azuis da marca de Dieppe. A equipe francesa divide com a Prema as últimas posições do pelotão da subclasse de protótipos.



Na LMGTE-AM, como é habitual, Ben Keating e Sarah Bovy deram seu show particular e mais uma vez o estadunidense - da equipe já campeã por antecipação - marcou a pole position da categoria de Grã-Turismo com 1'38"338, apenas 0"035 mais rápido que a belga do Porsche #85 das Iron Dames, vice-líder da classificação.

Dois Aston Martin AMR Vantage formam a segunda fila, com excelentes performances de Satoshi Hoshino no #777 da D'Station Racing e de Ian James no #98 da NorthWest AMR - The Heart of Racing. A melhor Ferrari ficou com a 5ª posição da categoria, com mais um japonês - Takeshi Kimura - mostrando serviço.

O canal BandSports transmite AO VIVO e NA ÍNTEGRA a disputa das 6h de Fuji a partir de 22h30 deste sábado. Narração de Aldo Luiz, comentários de Felipe Meira, Sergio Milani e Rodrigo Mattar - este que vos escreve.

Comentários