6h de Fuji: Toyota domina primeira fila e Koba marca pole para a etapa japonesa do WEC

6

SÃO PAULO - Sem surpresa alguma: a Toyota, dona do Fuji Speedway, confirmou o favoritismo de quem já venceu desde 2012 oito corridas válidas pelo FIA WEC e faturou a pole position para as 6h de Fuji, 6ª etapa do Mundial de Endurance que se realiza neste domingo (11h locais - 23h de sábado).

Com Kamui Kobayashi a bordo do carro #7, o construtor oriental garantiu a primeira fila e o trio formado pelo japonês mais Mike Conway e José María López garantiu um ponto extra que reduz para 22 a vantagem dos líderes e colegas de equipe que largam em segundo.

Koba foi 0"624 mais rápido em ritmo de qualificação que Brendon Hartley, responsável pelas voltas do #8 nos 15min de sessão para os Hypercars.

A surpresa ficou por conta do excelente andamento dos Porsche 963 LMDh - a Penske tomou de assalto a segunda fila, com Kévin Estre classificando o #6 à frente do #5 tripulado por Fred Makowiecki e além dos carros da equipe oficial de fábrica, o Cadillac V-Series.R andou também no mesmo segundo da pole position.

De quem tanto se esperava nada veio: a Ferrari não teve uma boa performance na definição das posições de largada e aos carros vermelhos coube a sexta e sétima posições, mais de um segundo piores que a pole. No calcanhar da AF Corse vêm os Porsche não-oficiais do Hertz Team Jota e Proton Competition, cabendo a 10ª posição ao melhor dos Peugeot 9X8, outro malogro da sessão classificatória. O Vanwall Vanderwell 680 da Kolles, com o brasileiro João Paulo de Oliveira entre os inscritos ficou em último na classe principal.

E mais lento que o pole da LMP2: a United Autosports levou a melhor num treino muito disputado e Phil Hanson, com o #22, fez 1'32"182 para fazer a primeira pole dele na trajetória do piloto no WEC. O #41 do Team WRT, que chegou ao Japão líder do campeonato, parte em 2º na categoria, seguido do outro protótipo da United e pelos vencedores de Monza: a Jota Sport do brasileiro Pietro Fittipaldi parte de quarto - 1'32"778. Logo após, a Inter Europol Competition, que ainda briga pelo título da categoria, ofertado este ano pela última vez.

A Alpine com o brasileiro André Negrão não foi além do 11º e último posto da divisão. Será pelo visto mais outro fim de semana difícil para os carros azuis da marca de Dieppe. A equipe francesa divide com a Prema as últimas posições do pelotão da subclasse de protótipos.



Na LMGTE-AM, como é habitual, Ben Keating e Sarah Bovy deram seu show particular e mais uma vez o estadunidense - da equipe já campeã por antecipação - marcou a pole position da categoria de Grã-Turismo com 1'38"338, apenas 0"035 mais rápido que a belga do Porsche #85 das Iron Dames, vice-líder da classificação.

Dois Aston Martin AMR Vantage formam a segunda fila, com excelentes performances de Satoshi Hoshino no #777 da D'Station Racing e de Ian James no #98 da NorthWest AMR - The Heart of Racing. A melhor Ferrari ficou com a 5ª posição da categoria, com mais um japonês - Takeshi Kimura - mostrando serviço.

O canal BandSports transmite AO VIVO e NA ÍNTEGRA a disputa das 6h de Fuji a partir de 22h30 deste sábado. Narração de Aldo Luiz, comentários de Felipe Meira, Sergio Milani e Rodrigo Mattar - este que vos escreve.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames