FIA WEC: após dois meses, temporada volta com 36 carros nas 6h de Fuji

F

RIO DE JANEIRO - Fim da espera: após dois meses, a temporada 2023 do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) retorna neste fim de semana com a disputa da penúltima etapa - as 6h de Fuji acontecem na madrugada de sábado para domingo e será na pista de propriedade da Toyota que saberemos os rumos da competição nas classes Hypercar e LMP2, já que o título da LMGTE-AM está decidido desde Monza.

Um total de 36 carros foi anunciado para a sexta prova do calendário, com a ausência da Glickenhaus confirmada por falta de condições financeiras. Também a Proton Competition, por conta da operação do seu Porsche Hypercar, optou por não levar o carro #88 visto na LMGTE-AM nas corridas até Le Mans.

Dessa forma, o grid será composto por 23 Esporte-Protótipos, sendo 12 Hypercar e 11 LMP2, além de 13 LMGTE-AM. A lista final com os 108 pilotos confirmados foi divulgada no último dia 24 de agosto.

Na Hypercar, a única novidade é o retorno de Stoffel Vandoorne ao FIA WEC. Reserva da Aston Martin na Fórmula 1 e piloto da DS Penske na Fórmula E, o belga de 31 anos entra no carro #94 da equipe Peugeot TotalEnergies no lugar do helvético Nico Müller, que sofreu uma lesão numa clavícula e não está fisicamente apto. Será a nona aparição de Vandoorne na categoria e a primeira na classe principal desde as 24h de Le Mans de 2019, quando defendeu a SMP Racing. Há dois anos, ele foi da Jota na LMP2 e terminou o campeonato como vice-campeão da categoria junto a Sean Gelael e Tom Blomqvist.

Na pontuação, a briga segue em aberto entre as tripulações da Toyota Gazoo Racing e um dos trios da Ferrari-AF Corse. Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, com o 6º lugar em Monza, chegaram a 115 pontos - 23 a mais que os colegas de equipe e rivais Mike Conway, José María López e Kamui Kobayashi, que têm o mesmo total dos vencedores das 24h de Le Mans, James Calado, Ale Pier Guidi e Antonio Giovinazzi.

Correndo por fora, Miguel Molina, Antonio Fuoco e Nicklas Nielsen têm 85 e estão em quarto lugar. Com 65 pontos em jogo nas duas últimas provas, ainda há chances - retóricas, é verdade - para o trio da segunda Ferrari 499P.

De acordo com o BoP já projetado para a etapa oriental, Peugeot e Vanwall serão os únicos modelos da Hypercar a poder trabalhar na potência limite de 520 kW (707 CV). Porsche e Toyota vão com 514 kW (aproximadamente 699 CV) e tanto Cadillac quanto Ferrari terão o menor valor auferido - 505 kW (cerca de 686 CV). 

Com 13 cavalos a menos que a rival, a Ferrari terá outro problema para administrar em Fuji. Um carro com 12 kg a mais de peso mínimo - 1076 kg - em que pese a Toyota estar com 1080 kg, inclusive desde Monza. Os Porsche 963 LMDh têm um acréscimo de 6 kg no peso mínimo, enquanto Peugeot e Cadillac sofreram uma 'dieta' de quatro e sete quilos, respectivamente.

E não só isso: à exceção do Vanwall, o único protótipo Hypercar sem sistema híbrido presente no grid em Fuji, a alocação dos MJ/stint a ser dispendida pelos carros prevê que todos percam em relação ao evento anterior. Cadillac, mais do que todos, com 11 MJ/stint a menos - Porsche com quatro, Ferrari com três MJ/stint a menos que em Monza, Peugeot e Toyota com um a menos, inclusive ambas tendo a maior alocação de energia: 907 MJ/stint. Ferrari, Peugeot e Toyota ganham 1.2 segundo na vazão do reabastecimento de combustível.

Cabe lembrar que a pista de Fuji, ao sopé das montanhas do mesmo nome na região de Oyama, na província de Shizuoka, tem extensão de apenas 4,563 km e uma reta que responde por praticamente 30% do traçado, com quase 1,6 km feitos em pé cravado. A maioria das 16 curvas é de média para baixa velocidade e o tráfego dos LMGTE-AM sempre será um fator a se considerar no miolo do circuito.

O panorama da LMP2 após Monza apresenta liderança de Rui Andrade, Louis Déletraz e Robert Kubica (Team WRT) somando 110 pontos, dez a mais que Fabio Scherer, Kuba Smiechowski e Albert Costa Balboa, da Inter Europol Competition. Com chances, seguem Phil Hanson e Frederick Lubin (United Autosports) com 82 e ainda Oliver Jarvis e Josh Pierson, também da United, com 73.

Para esta etapa, Tom Blomqvist é o único indisponível por conta da última etapa da Fórmula Indy, que acontece exatamente no mesmo fim de semana em Laguna Seca, na Califórnia. Em seu lugar no #23 corre o "Super Sub" Ben Hanley, que andou no #22 em Monza na vaga de Filipe Albuquerque - este, de regresso ao campeonato no Japão.

Os brasileiros vêm em situação oposta para a corrida de Fuji: Pietro Fittipaldi, muito otimista e motivado após o triunfo nas 6h de Monza junto a Oli Rasmussen e David Heinemeier-Hänsson, resultado que os deixou em 7º na classificação com 53 pontos. Pelos lados da Alpine - que aliás iniciou os primeiros testes do modelo A424B que marca o retorno da marca de Dieppe à Hypercar, a temporada de André Negrão é um contraste tremendo com a do segundo carro, que foi ao pódio em Monza e marcou bons pontos em Le Mans. O campeão da LMP2 em 2018/19 está em 17º lugar apenas na tabela, somando 21 pontos junto a Oli Caldwell e Memo Rojas.

Entre os LMGTE-AM, cujo plantel tem o único Corvette C8.R além de três Aston Martin Vantage AMR, quatro Ferrari 488 GTE EVO e cinco Porsche 911 RSR-19, com o título já definido em favor de Ben Keating, Nico Varrone e Nicky Catsburg, a atenção se volta ao duelo pelo vice-campeonato entre as Iron Dames, a ORT by TF Sport e a tripulação da Dempsey-Proton Racing vencedora da classe em Monza.

A trinca das meninas Sarah Bovy, Michelle Gätting e Rahel Frey conta com dois pontos apenas de frente sobre Michael Dinan, Ahmad Al Harthy e Charlie Eastwood e sete a mais que Julien Andlauer, Christian Ried e Mikkel O. Pedersen. 

Ainda de olho no vice, pois há 65 pontos em jogo, estão Ben Barker, Riccardo Pera e Michael Wainwright (GR Racing), Luis Pérez-Companc, Lilou Wadoux e Alessio Rovera (Richard Mille AF Corse) e também Francesco Castellacci, Thomas Flöhr e Davide Rigon (AF Corse), estes últimos numa escala menor de possibilidades.

Daniel Serra retorna ao campeonato em Fuji após a ausência em Monza, disposto a ajudar a Kessel Racing, patrocinada pela CarGuy do "boss" Takeshi Kimura, a ter um resultado digno na corrida, digamos 'caseira', da escuderia. Após o pódio em Sebring, as coisas não correram bem nas demais etapas e os pilotos, já sem chance nenhuma na classificação, só aspiram sair do 10º posto, com 28 pontos.

Além de Kimura, Satoshi Hoshino e Tomonobu Fujii - estes dois de carro reconstruído após a "panca" sofrida em Monza - têm companhia na LMGTE-AM de mais pilotos locais, sem contar Kamui Kobayashi e Ryo Hirakawa na Toyota. É que o #21 da AF Corse contará com a participação de Kei Cozzolino no posto de Ulysse de Pauw e o estreante Hiroshi Koizumi, piloto bronze de 54 anos, faz sua estreia no FIA WEC em substituição a Julien Piguet. Coizumi é o quarto piloto gentleman driver a andar nesse carro, após Piguet, Diego Alessi e Stefano Costantini.

Nos treinos livres de sexta, os carros serão vistos de perto pelo chamado "Circuit Safari", onde uma comitiva de ônibus com 44 lugares cada faz a já tradicional imersão dentro do traçado, normalmente pelo lado externo da linha ideal do circuito. A primeira sessão será às 11h locais de sexta-feira (23h de quinta) e a previsão de todo o fim de semana, para surpresa de zero pessoas, é de tempo nublado com razoáveis chances de chuva.

Anotem os horários:

FP1 - 11h locais de sexta (23h de quinta - horário de Brasília)
FP2 - 15h30 locais de sexta (3h30 - horário de Brasília)
FP3 - 10h20 locais de sábado (22h20 de sexta - horário de Brasília)
Qualifying - a partir de 14h40 locais de sábado (2h40 - horário de Brasília)
Corrida - 11h locais de domingo (23h de sábado - horário de Brasília)

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames