IMSA: 53 carros confirmados na decisão do campeonato em Road Atlanta


CANOAS - A temporada 2023 do IMSA Weathertech SportsCar Championship se encerra e se decide por completo neste sábado com a disputa da Petit Le Mans, no Michelin Raceway at Road Atlanta. O circuito de Braselton, na Geórgia, volta a ser o palco da corrida final da série estadunidense de Endurance com seus 4,088 km de extensão e 12 curvas no total numa disputa que já foi de 1000 Milhas de duração - 394 voltas - e hoje foi fixada em 10h de prova.

Eram esperados 54 carros, mas de última hora a Sean Creech Motorsport anunciou seu forfait por conta de problemas particulares do piloto Lance Willsey. Até há poucos dias, só João Barbosa fora confirmado no #33 do time. Assim, o plantel foi reduzido em uma unidade e apresenta 26 protótipos divididos entre 10 GTP, nove LMP2 e sete LMP3, além de mais 27 modelos Grã-Turismo, sendo oito GTD Pro e dezenove GTD.

Das cinco subclasses, uma já está definida desde Indianápolis: justamente a GTD, do maior número de carros, está assegurada por Madison Snow e Bryan Sellers, da Paul Miller Racing. A dupla da BMW M4 GT3 #1 ganhou também pela segunda vez seguida a IMSA Weathertech Sprint Cup. Em 2024, estarão na GTD Pro.

Basta tambem para Gar Robinson e à dupla Jack Hawksworth/Ben Barnicoat largar que os títulos da LMP3 - o último da divisão em disputa - e da GTD Pro também serão assegurados antes que a disputa se encerre neste sábado.

Já na LMP2, Mikkel Jensen e Steven Thomas (TDS Racing) têm 20 pontos de frente para Ben Keating e Paul-Loup Chatin (PR1/Mathiasen), com Ben Hanley e George Kurtz (Crowdstrike Racing w/APR) correndo por fora.

A disputa mais apertada é a da GTP, dos protótipos LMDh que produziram um bom primeiro ano de disputa da nova classe que converge com o regulamento ACO/FIA: são somente cinco pontos entre três duplas de pilotos - Alexander Sims/Pipo Derani (2460), Filipe Albuquerque/Ricky Taylor (2457) e Mathieu Jaminet/Nick Tandy (2455). Sem contar que ainda há possibilidades para Connor de Philippi/Nick Yelloly (2422) - cada qual representando um dos quatro construtores envolvidos, Cadillac, Acura, Porsche e BMW.

Mas a matemática ainda aponta possibilidades retóricas, conquanto remotas, para Felipe Nasr e Matt Campbell, que vêm em 5º lugar na tabela com 2387 pontos e também Colin Braun e Tom Blomqvist, dupla sexta colocada com 2333.

O brasileiro Pipo Derani, que ano que vem terá Jack Aitken como seu parceiro a tempo inteiro e está em busca do segundo título nos EUA, acredita que a 'inconsistência' foi o ponto-chave de um campeonato onde ainda é possível a quatro duplas sonhar com o título. Tem mais: a Wayne Taylor Racing pode ser campeã sem vencer uma única corrida com o #10 tripulado por Albuquerque e pelo filho do patrão, Ricky.

A Petit Le Mans também é a quarta e última rodada do IMSA Michelin Endurance Cup, que se disputa com uma tabela de pontos distribuída de forma distinta em relação ao campeonato regular. Nessa prova final, são auferidos na ordem de 5-4-3-2 pontos para os carros após 4h, 8h e no resultado oficial.

Assim, na GTP Derani/Sims/Aitken lideram com 33 pontos, na LMP2 o comando é de Hanley e Kurtz com 30 - mesmo total de Fraga/Burdon/Robinson na LMP3. Dani Juncadella e Jules Gounon somam 33 pontos, comandando na GTD Pro, enquanto Ian James/Marco Sorensen/Roman De Angelis ponteiam na GTD, com 29 unidades.

A prova terá a participação de sete brasileiros: Pipo Derani, Felipe Nasr, Augusto Farfus e Hélio Castroneves na GTP, Pietro Fittipaldi na LMP2, Felipe Fraga na LMP3 e Daniel Serra na GTD Pro.

Para esta etapa, o BoP apresenta algumas mudanças na GTP, com o Acura ARX-06C começando da base de 1046 kg sem piloto e combustível, sendo o carro mais pesado dos protótipos da divisão principal, apesar de contar com a maior potência - 520 kW (707 CV) - enquanto os Porsches terão 515 kW (700 CV) e Caddies e BMWs 513 kW (697 CV).

Não obstante, os modelos orientais de WTR-Andretti e Meyer-Shank Racing, na despedida desta última da série por conta dos acontecimentos do início do ano, serão os que vão dispender mais megajoules de energia por stint - 915 MJ pela tabela, contra 907 do 963 LMDh da casa de Weissach e 903 MJ de Porsche e BMW.

Nos modelos de Grã-Turismo, também com peso mínimo aferido sem piloto e reservatório cheio de combustível, a Ferrari 296 GT3 vai trabalhar com 1370 kg (20 kg a mais que o BoP de Indianápolis), enquanto o Huracán GT3 EVO2 da Lamborghini e o Mercedes-AMG GT3 terão 15 kg a mais em relação ao evento anterior.

A BMW M4 GT3 terá 3,3 kw (cerca de 4,5 CV) menos do que no Battle on The Bricks, sendo o único modelo com decréscimo de performance em relação aos demais carros, que seguem com o mesmo coeficiente da corrida anterior. Porsche, Corvette e Ferrari ganham um litro cada em seus reservatórios. Acura e BMW perdem um litro cada uma.

A programação da edição 2023 da Petit Le Mans prevê uma sessão de treinos livres nesta quinta-feira com início às 9h50 locais - 10h50 de Brasília, com o segundo treino marcado para 14h35 locais - 15h35 de Brasília, com as classes separadas, primeiro protótipos e depois os GTs. Haverá também um treino livre noturno, marcado para 19h30 - 20h30 de Brasília.

Na sexta-feira, os 53 carros se dividem em 15min de sessão para GTD/GTD Pro, LMP2/LMP3 e 20min para a GTP, a partir de 15h20 locais - 16h20 de Brasília - para definir o grid da corrida que começa sábado às 11h40 na Geórgia, 12h40 de Brasília.

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