Vem aí o Rebellion R-One!
RIO DE JANEIRO – Surpresa: a Rebellion Racing terá seu próprio carro no Mundial de Endurance a partir de 2014. Diante da indefinição quanto ao futuro da Lola como construtora e a mudança do regulamento da classe LMP1 a partir do próximo ano, o time helvético apressou-se em anunciar a mudança. E com direito a uma parceria tecnológica de peso: a Oreca é quem vai contribuir para o desenvolvimento do projeto.
“A Oreca está muito satisfeita com a parceria fechada com a Rebellion Racing”, diz Hughes de Chaunac. “É uma equipe que tem demonstrado muito potencial na operação de um LMP1 e tem ambição. Em paralelo ao nosso programa de colaboração com a Toyota Motorsport GmbH, vamos conceber o novo Rebellion e estamos motivados a mostrar que podemos oferecer uma estrutura técnica profissional para esse desafio, que é muito interessante para todos”, afiançou.
“Os novos regulamentos da LMP1 em 2014 tornam a oferecer reais possibilidades de vitória para os times não-oficiais e estamos motivados para atingir esse objetivo. Escolhemos a Oreca para desenvolver e construir o Rebellion R-One porque têm conseguido resultados significativos e construído protótipos com muito sucesso”, disse Barth Hayden, chefe de equipe da Rebellion Racing.
O projeto do novo carro, que continuará com o motor Toyota RV8KLM, ficará sob responsabilidade de Christophe Guibbal. O engenheiro da Oreca sabe que terá que atingir todos os itens básicos do regulamento LMP1 que vigorará a partir de 2014: um protótipo com peso mais baixo, com nova aerodinâmica e que, no caso dos híbridos, terá a limitação do uso de energia e, como todos os carros inscritos na classe, terá que trabalhar com um cálculo rígido de consumo de combustível.
E a temporada do próximo ano começa a ficar deveras interessante: Audi, Porsche e Toyota alinhando como as grandes marcas. HPD, Rebellion e, talvez, Lotus, Perrinn Limited, Dome e OAK Racing com seus próprios projetos. Pois que seja assim.
Triste em saber que a Lola vai cada vez sumindo de vez, mas feliz por essa nova parceria. A Rebellion já se mostrou uma grande equipe não-oficial de fábrica e que agora juntando forças com uma outra como a Oreca visam brigar com as de fábrica com o novo regulamento em 2014. É bem verdade que a Oreca está bastante envolvida com a Toyota já que é ela que faz o running da montadora japonesa, mas é ela também que faz os excelentes carros da LMP2 e os LMPC por exemplo, portanto tem uma certa estabilidade. Sucesso pra eles e tomara que a Lola melhore das pernas.
Seria maravilhoso ver um protótipo não-oficial de fabrica bater os Audis e Toyotas híbridos…para o bem da classe LMP1 será excelente…
É impressão minha ou o carro tem um declive no bico?
Lotus, LMP1?
Sim. Lotus, LMP1.
Mas é esse carro que agora tá na P2, aquele esquisitinho?
É.