Le Mans 2014: os inscritos
RIO DE JANEIRO – A cereja do bolo da coletiva de imprensa do Automobile Club de l’Ouest (ACO) nesta quinta-feira foi o anúncio dos inscritos para a 82ª edição das 24 Horas de Le Mans – com direito ao novo logotipo da prova, apresentado aqui acima pelo blog. Como prometido, a paridade dos 56 titulares anunciados de fato aconteceu. O plantel da corrida que acontecerá em 14 e 15 de junho como 3ª etapa do Mundial de Endurance apresenta 28 protótipos (incluindo o Nissan ZEOD RC) e 28 modelos Grã-Turismo nas divisões LMGTE-PRO e LMGTE-AM.
A LMP1 mostra evolução em relação ao ano passado, quando apenas oito carros alinharam. São dez bólidos na lista principal, incluindo uma terceira inscrição da Audi e os nove carros full season do WEC. As novidades, como todo mundo sabe, são a Porsche com seu time oficial de fábrica e a Lotus, que terá um carro na luta direta com a Rebellion Racing na LMP1-L, para protótipos não-oficiais e sem sistemas de recuperação de energia.
Na LMP2, serão 17 carros ao invés dos 22 do ano passado – mas mesmo assim é um grid de respeito. Além dos times do WEC, estão na lista de inscritos a Sébastien Loeb Racing, a OAK Racing com dois carros – um deles como Team Asia, a Race Performance, a Signatech-Alpine, o Team Jota Sport, a Greaves, a Morand Racing, a Thiriet by TDS Racing e a Murphy Prototypes.
O ACO levou em consideração para a seleção dos carros desta divisão os convites diretos, as inscrições do WEC e do ELMS e, por fim, as questões de desempenho nas 24 Horas de Le Mans e a fidelidade à competição. Por isso, a Boutsen Ginion Racing, normalmente titular, aparece na lista de suplentes, junto a Larbre Competition, Pegasus Racing, Caterham Racing e um segundo bólido da Signatech Alpine.
Doze carros vão alinhar na LMGTE-PRO, com as sete entradas do WEC junto a Corvette Racing e SRT Motorsports, que virão dos EUA com dois carros cada. A Corvette promoverá a estreia do modelo C7-R em Sarthe. A Aston Martin Racing terá um terceiro Vantage V8, no qual o piloto confirmado é o brasileiro Bruno Senna, que deve disputar a corrida pela terceira vez na carreira.
A LMGTE-AM tem um ótimo total de dezesseis inscritos, com 50% do plantel fixo do WEC, além de mais duas inscrições da AF Corse, um terceiro carro da Aston Martin Racing e o da Craft Racing AMR, a Ferrari do Team SOFREV-ASP, a IMSA Performance Matmut com um Porsche, a SMP Racing e a Dempsey Racing, que se associa outra vez à Proton Competition.
As equipes reservas entre os Grã-Turismo, pela ordem, são JMW Motorsport, Team Taisan, IMSA Performance Matmut (com um segundo carro), Prospeed Competiton (idem à IMSA) e a Risi Competizione, que por não ter competido nas últimas edições, terá que ficar mesmo na lista de espera.
A lista oficial de inscritos das 24 Horas de Le Mans 2014 está aqui.
Triste por ver a Larbre e a Risi de fora da lista oficial, contando só como suplentes, mas, mesmo assim, mais um ótimo grid. Aguardando ansiosamente pela prova!
Verdade… mas mudando de assunto, que logomarca bonita que o pessoal da ACO bolou.
Só aqui de boa aguardado! =D
A melhor prova de todo o automobilismo mundial que compete com as 500 milhas de Indy e talvez eu inclue as 600 milhas de Charlotte nessa lista privilegiada….hehehe.
Também gostaria de ver a Larbre na pista, mesmo que com o “velho” C6R…mas haverá, em compensação várias atrações que nos despertarão muito interesse, principalmente os LMP1 da Porsche… uma vitória deles desbancando a Toyota e, principalmente a Audi, seria fantástico e histórico.
Confesso que fiquei meio chateado, com as ausências da OAK e da Alpine no ”Full Season”…
Mas se estarão em Le Mans já é uma grande coisa!
Mas melhor ainda também,é a Ligier estar voltando em parceira com a TDS e a OAK!