6h de Austin: Porsche lidera primeiro treino em dobradinha

Car #18 / PORSCHE TEAM (DEU) / Porsche 919 Hybrid Hybrid / Romain Dumas (FRA) / Neel Jani (CHE) / Marc Lieb (DEU) - FIA WEC 6 hours of COTA at Circuit Of The Americas - Austin - United States
Com nova aerodinâmica dianteira e faróis diferentes, a Porsche fez dobradinha no primeiro treino para as 6h de Austin (Foto: Nick Dungan/AdrenalMedia.com)

RIO DE JANEIRO – Campeã das 24h de Le Mans e vencedora das 6h de Nürburgring, a Porsche continua com tudo no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). O construtor alemão liderou a folha de tempos do primeiro treino livre para a 5ª etapa da temporada, as 6h de Austin, no Circuito das Américas. Com uma nova frente no Porsche 919 Hybrid, incluindo aerodinâmica retrabalhada e faróis diferentes do perfil usado até a corrida anterior, o francês Romain Dumas foi o mais rápido na sessão inaugural para a corrida de sábado, com o tempo de 1’47″231.

Mark Webber foi o segundo, liderando a tripulação vencedora da Alemanha, a 0″283 do companheiro de equipe, enquanto o Audi R18 e-tron quattro do brasileiro Lucas Di Grassi figurou com o 3º lugar na folha de tempos, seguido dos dois Toyota TS040 Hybrid. O Audi dos atuais líderes do campeonato teve problemas durante os 90 minutos da sessão e ficou apenas na sexta posição, seis segundos mais lento que o líder.

Líder na classe LMP2, a KCMG foi a mais rápida entre os inscritos em sua divisão. Nicolas Lapierre cravou o melhor tempo em 1’57″764, seguido dos dois Ligier JS P2 HPD da escuderia Tequila Patrón ESM. Os carros conduzidos por Johannes Van Overbeek e Ryan Dalziel, respectivamente, foram as boas surpresas do início das atividades em Austin. Parece que a equipe de Scott Sharp e Ed Brown encontrou o caminho certo após quatro corridas ‘pastando’ nos circuitos europeus. O conhecimento da pista também foi determinante.

O brasileiro Pipo Derani e seus parceiros Ricardo González e Gustavo Yacamán não começaram tão bem quanto o esperado: a trinca do #28 da G-Drive Racing ficou com a sexta marca na categoria, 15ª na geral, com o tempo de 1’58″904.

Na LMGTE-PRO, prevaleceu a Ferrari #71 de Davide Rigon e James Calado, que cravou 2’06″753, seis décimos mais rápido que a #51 de Gimmi Bruni e Toni Vilander. O Porsche de Patrick Pilet – que também disputará a etapa do Tudor United SportsCar, preliminar do WEC – e Fréderic Makowiecki ficou em terceiro. Penalizado pelas modificações no BoP da classe, o Aston Martin do brasileiro Fernando Rees e dos parceiros Richie Stanaway e Alex MacDowall não foi além do 25º tempo geral e sexto na divisão.

Entre os LMGTE-AM, Patrick Long ditou o ritmo no Porsche 991 RSR da Dempsey Racing-Proton, com 2’07″487, 21º tempo geral. A diferença para o Corvette C7-R da Larbre Competition foi superior a sete décimos de segundo. A Ferrari #83 da AF Corse ficou em terceiro, à frente dos líderes do campeonato com outra Ferrari, a da SMP Racing. O Aston Martin de Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Mathias Lauda fechou os cinco melhores da categoria.

Comentários