6h de Watkins Glen, treino livre #1: Negri abre trabalhos com o melhor tempo
RIO DE JANEIRO – Após as 24h de Le Mans, o IMSA Weather Tech SportsCar Championship retoma a temporada 2016 no repavimentado circuito de Watkins Glen para a disputa da 6ª etapa da temporada, terceira da Tequila Patrón North American Endurance Cup, que engloba as provas de maior duração do calendário – como esta de 6 horas que será realizada no domingo. E os tempos do primeiro treino, por conta do novo asfalto, já caíram bastante em relação a 2015.
Oswaldo Negri foi o mais rápido da primeira sessão com o Ligier JS P2 HPD da Michael Shank Racing, marcando 1’36″705 na metade da sessão, que durou 60 minutos. O tempo cravado pelo brasileiro foi 1″661 melhor que o tempo obtido no segundo treino livre para a prova do ano passado.
O veterano Max Angelelli, que corre no Corvette DP #10 dos líderes do campeonato Jordan e Ricky Taylor, ficou a 0″387 do melhor tempo, seguido por Dane Cameron no #31 da Action Express e Christian Fittipaldi no #5 em quarto lugar. Johannes Van Overbeek ficou em quinto com o #2 da Tequila Patrón ESM, vencedor das duas provas do NAEC em Daytona e Sebring. O carro do time do brasileiro Pipo Derani é exatamente o mesmo que foi utilizado pela Michael Shank Racing em Sarthe.
Na classe Prototype Challenge, Colin Braun virou em 1’38″701 com o #54 da CORE Autosport (7º tempo geral), quase um segundo melhor que Tom Kimber-Smith, no #52 da PR1/Mathiasen Motorsports. Stephen Simpson foi o terceiro da divisão com o #85 da JDC-Miller Motorsports. Mark Kvamme e Johnny Mowlem fecharam o grupo dos cinco mais rápidos.
Entre os GTLM, a BMW de Dirk Werner suplantou o Ford GT do seu xará Müller (campeão da LMGTE-PRO em Le Mans junto a Joey Hand e Sébastien Bourdais) por apenas 0″001. Richard Westbrook foi o terceiro mais rápido da primeira sessão, seguido por Giancarlo Fisichella e John Edwards. Daniel Serra fez o 6º melhor tempo do treino – 1’44″127. Os Corvette C7-R e os Porsche 991 RSR se revezaram nas posições seguintes – o carro #4 foi o mesmo que bateu em Le Mans e acbou reconstruído em cima da hora para participar das atividades de pista em Glen.
E na GTD, o Audi R8 LMS da Stevenson Motorsports guiado por Robin Liddell foi o mais veloz do primeiro treino, com o tempo de 1’46″147, meio segundo abaixo de Jörg Bergmeister no Porsche #73 da Park Place Motorsports. Jeff Segal foi o 3º com a Ferrari da Scuderia Corsa, seguido por Spencer Pumpelly no Lamborghini Huracán #16 da Change Racing e Jens Klingmann na BMW #96 da Turner Motorsport. Os 10 primeiros da categoria, inclusive, ficaram dentro do mesmo segundo.
Dos 42 inscritos para as 6h de Watkins Glen, apenas o #11 da Change Racing não marcou tempo. Ainda hoje, haverá um 2º treino livre, marcado para as 16h20, hora de Brasília.
Rodrigo, como funciona este sistema de carros divididos por equipes rivais em provas distintas? O Carro do Pipo nesta prova é o carro que foi do Negri em Le Mans. E que foi do Pipo em outras provas. E os segredos de acerto etc……? Eles são alugados por uma “locadora”? E o desgaste, fica por conta de quem? Acho bem estranho este tipo de intercambio.