MENU

12 de dezembro de 2018 - 15:05IMSA Weather Tech SportsCar Championship

Silly Season, IMSA 2019 – classe GTD

Capture-d’écran-2018-12-12-à-09.15.35

A AIM Vasser Sullivan é uma das novas organizações da IMSA para a temporada 2019

RIO DE JANEIRO - Pessoal, faltam menos de 50 dias para o início da temporada do Endurance dos EUA com a disputa das 24h de Daytona, abrindo o cinquentenário da IMSA.

Então é hora de o blog trazer a Silly Season de 2019, começando com a GTD.

A divisão dos carros enquadrados no regulamento GT3 da FIA ganha mais uma marca: a McLaren. O construtor de origem britânica eleva a nove o total de envolvidos com a divisão, que deve ter um plantel bastante interessante e alentado para o próximo ano.

Aos poucos a lista de entradas começa a ganhar forma e vamos agora mostrar as equipes confirmadas e as possíveis inscrições que estão por ser confirmadas.

AIM VASSER SULLIVAN
Carro: Lexus RC-F GT3
Pilotos: Townsend Bell/Frankie Montecalvo/a confirmar (#12) e Jack Hawksworth/a confirmar (#14)

Abrimos com a primeira nova equipe da IMSA em 2019: a AIM Vasser Sullivan entra na categoria com a associação entre a AIM Autosport de Ian Willis e Andrew Bordin com o antigo campeão de Fórmula Indy Jimmy Vasser e seu sócio James “Sulli” Sullivan. A escuderia assume o compromisso de alinhar o modelo Lexus RC-F GT3 e inclusive os carros já andaram em Daytona no teste promovido nesta semana com os novos pneus Michelin.

Três pilotos já foram confirmados: Jack Hawksworth, que estava na 3GT Racing, foi o primeiro. Depois, vieram o experiente Townsend Bell e o também norte-americano Frankie Montecalvo. O companheiro de Hawksworth para todo o campeonato e os demais que devem alinhar em Daytona serão oportunamente anunciados.

Capture-d’écran-2018-12-12-à-08.35.28

Magnus Racing vai de Lamborghini, em substituição ao Audi R8 LMS

MAGNUS RACING
Carro: Lamborghini Huracán GT3 EVO
Pilotos: John Potter/Andy Lally/Spencer Pumpelly (#44)

Outra novidade na área para a temporada que vem é a troca de equipamento da Magnus Racing. A escuderia de John Potter vai de Lamborghini Huracán na versão EVO, deixando para trás o Audi R8 LMS. Quanto a pilotos, Andy Lally regressa para mais uma temporada ao lado do patrão. Spencer Pumpelly anunciou seu regresso à IMSA na divisão GTD como terceiro piloto nas provas de Endurance do campeonato.

PAUL MILLER RACING
Carro: Lamborghini Huracán GT3 EVO
Pilotos: Bryan Sellers/Ryan Hardwick/Corey Lewis (#48)

Campeã neste ano, a Paul Miller Racing regressa para defender seu título com uma nova dupla full season: insatisfeito com a mudança de graduação pela FIA, Madison Snow resolveu dar um tempo das pistas e o piloto campeão junto a Bryan Sellers será substituído por Ryan Hardwick, piloto de 38 anos nascido em Atlanta e egresso do Pirelli World Challenge (a.k.a Blancpain North America). Corey Lewis fechou para defender o time nas provas longas.

Capture-d’écran-2018-12-12-à-09.18.44

A.J. Allmendinger e Jackie Heinricher se revezaram a bordo do primeiro Acura NSX-GT3 convertido à versão EVO que a Meyer Shank Racing w/Curb-Agajanian terá em 2019

MEYER SHANK RACING W/CURB-AGAJANIAN
Carro: Acura NSX-GT3 EVO
Pilotos: Jackie Heinricher/Katherine Legge/Bia Figueiredo/Simona de Silvestro (#57) e Trent Hindman/Mario Farnbacher/Justin Marks/A.J. Allmendinger (#86)

A Meyer Shank Racing (MSR) foi a primeira escuderia que confirmou pilotos – apresentando uma tripulação 100% feminina para Daytona (com a brasileira Bia Figueiredo, da Stock Car) e participação full time de Jackie Heinricher ao lado de Katherine Legge num carro com apoio da Caterpillar.

Nesta semana, a equipe confirmou a tripulação do segundo bólido com Trent Hindman efetivado como piloto fixo junto a Mario Farnbacher. Justin Marks estará a bordo nas quatro corridas do Michelin Endurance Cup e A.J. Allmendinger, sem equipe na Nascar, pelo menos está garantido nas 24h de Daytona.

63-WeatherTech-Ferrari-488

Toni Vilander será o novo parceiro de Cooper MacNeil a bordo desta Ferrari em 2019

SCUDERIA CORSA/WEATHERTECH RACING
Carro: Ferrari 488 GT3
Pilotos: Cooper MacNeil/Toni Vilander/Dominik Farnbacher/Jeff Westphal (#63)

A Weathertech Racing regressa com os auspícios da Scuderia Corsa de Giacomo Mattioli para a futura temporada e com piloto novo no cockpit: o experiente Toni Vilander substitui Alessandro Balzan (ainda sem condições de regressar às pistas) estará a bordo do #63 junto a Cooper MacNeil, que segue a bordo em 2019. O reforço para as provas de Endurance vem através do alemão Dominik Farnbacher e de Jeff Westphal.

PARK PLACE MOTORSPORTS
Carro: Porsche 911 GT3-R
Pilotos: Patrick Lindsey/Patrick Long/Nicholas Boulle (#73)

Patrick Lindsey (que também está no WEC com a equipe alemã Project 1 na classe LMGTE-AM) confirmou o retorno da Park Place Motorsports à IMSA em 2019 como competidora full season. A equipe baseada no Texas contará com a experiência e os serviços do ótimo Patrick Long na pilotagem. Nicholas Boulle está confirmado pelo menos para as 24h de Daytona.

moorespeed

A Moorespeed é outra das novas equipes para a próxima temporada: eles já trabalham no carro para 2019

MOORESPEED
Carro: Audi R8 LMS EVO
Pilotos: Alex Riberas/Will Hardeman/Andrew Davis/Markus Winkelhock

Egressa da Porsche GT3 Cup ianque, a Moorespeed é mais uma novidade entre as escuderias que disputarão a classe GTD em 2019. O time texano chega à categoria com um novo Audi R8 LMS EVO, confirmando pelo menos dois de seus pilotos – o espanhol Alex Riberas, que por muitos anos esteve nos EUA competindo pela Alex Job Racing e Will Hardeman, piloto de 37 anos que vem há alguns anos alinhando pela escuderia na Porsche Cup.

Andrew Davis foi o eleito para as provas do Michelin Endurance Cup e o experiente Markus Winkelhock, piloto oficial Audi Sport Customer Racing, reforça o time em Daytona.

STARWORKS MOTORSPORTS
Carro: Audi R8 LMS EVO
Pilotos: Ryan Dalziel/Parker Chase/a confirmar

Peter Baron está de volta às pistas com a Starworks em 2019: após emprestar sua estrutura à Montaplast by Land Motorsport nas provas que o time alemão disputou no ano passado, o experiente chefe de equipe e antigo piloto da IMSA surpreende com o retorno de sua organização, trazendo a bordo o velho amigo e recruta Ryan Dalziel junto a Parker Chase, com quem o escocês formou uma dupla bastante azeitada no Pirelli World Challenge no último ano.

PFAFF MOTORSPORTS
Carro: Porsche 911 GT3-R
Pilotos: Scott Hargrove/Zach Robichon/Lars Kern/Dennis Olsen

A Pfaff Motorsports é outra das novidades para 2019 – e decidiu disputar a temporada completa, ao invés das provas selecionadas do Weathertech Sprint Cup. A equipe vem dos certames Porsche GT3 Cup e Pirelli World Challenge, com bons resultados. Os titulares vêm justamente dessas duas categorias – os canadenses Scott Hargrove e Zach Robichon. Por indicação da fábrica alemã, virão para Daytona o engenheiro Lars Kern, que disputa o VLN em Nürburgring e o integrante do programa júnior da casa de Weissach, Dennis Olsen.

WEATHERTECH SPRINT CUP

COMPASS RACING
Carro: McLaren 720S GT3
Pilotos: Paul Holton/Matt Plumb

Uma das principais escuderias das séries menores da IMSA, a Compass Racing volta à carga após uma experiência de meio período com a antiga versão do Audi R8 LMS que contou, inclusive, com a participação do brasileiro Pierre Kleinubing. Desta vez, o time ataca de McLaren 720S GT3, marcando a estreia do novo modelo nos EUA, trazendo para a temporada do Weathertech Sprint Cup (que não congrega os eventos de Endurance) os pilotos Matt Plumb e Paul Holton.

Capture-d’écran-2018-12-12-à-09.21.53

Participação confirmada: Grässer Racing Team volta às 24h de Daytona para defender a vitória conquistada neste ano

24H DE DAYTONA

HERBERTH MOTORSPORT
Carro: Porsche 911 GT3-R
Pilotos: Edward Lewis Brauner/Alfred Renauer/Jürgen Häring/a confirmar

Tradicional participante de provas da séries Blancpain e 24h Series, da holandesa Creventic, a Herberth Motorsport fará sua primeira aparição nas 24h de Daytona. O time germânico terá à disposição a versão 2019 do Porsche 911 GT3-R, que conta com pelo menos três pilotos anunciados – Edward Lewis Brauner, Alfred Renauer e Jürgen Häring. A escuderia deverá contar com pelo menos um piloto com status de fábrica para fechar a tripulação.

GRÄSSER RACING TEAM (GRT)
Carro: Lamborghini Huracán GT3 EVO
Pilotos: a confirmar

Campeã das 24h de Daytona na última edição, a Grässer Racing Team promete estar presente com pelo menos um Lamborghini Huracán GT3 EVO, com o qual inclusive a escuderia de Göttfried Grässer participou dos testes de pneus da Michelin no circuito da Flórida. A equipe já confirmou três dos pilotos  – Mirko Bortolotti, Rolf Ineichen e Chris Engelhart.

Capture-d’écran-2018-12-12-à-09.11.37

A Riley Motorsports deve confirmar presença em 2019 após se apresentar nos testes de pneus em Daytona

OUTROS

Várias equipes que participaram da última temporada ainda não anunciaram seus programas para 2019, mas não devem tardar em fazê-lo. A Riley Motorsports andou em Daytona com sua Mercedes-AMG GT3 e a Turner Motorsport se apresentou para os testes de pneus com um novo monobloco da BMW M6 GT3. Outra equipe que deve competir com o modelo Mercedes-AMG é a P1 Motorsports, que inclusive contou com o piloto brasileiro Sérgio Jimenez durante os treinos na Flórida.

Capture-d’écran-2018-12-12-à-08.58.08

Montaplast by Land Motorsport: a equipe alemã deve disputar as provas do Michelin Endurance Cup

Para Daytona, outras escuderias que devem confirmar presença são a Ebimotors, que levou à pista um Lamborghini Huracán GT3 e também a Montaplast by Land Motorsport, que deverá fazer as quatro etapas do Michelin Endurance Cup com um Audi R8 LMS EVO. Os possíveis pilotos: Christopher Mies, Dries Vanthoor, Daniel Morad e Ricardo Feller. A Risi Competizione tem possibilidade de também incluir mais uma Ferrari no plantel da GTD e outras equipes como a WRT são aguardadas.

Com relação a times que correram em 2018 e não se manifestaram, a 3GT Racing não posta nada nas redes sociais desde o último dia 7; a Wright Motorsports – se disputar a temporada – perdeu Patrick Long e dispensou os serviços de Christina Nielsen; a Sun Energy1 Racing deve se dedicar às provas do Intercontinental GT Challenge; HART e C.J. Wilson Racing também não têm atualizado os assuntos no Twitter – o time do ex-jogador de beisebol, inclusive, postou pela última vez em 12 de outubro.

4 comentários

  1. Felipe disse:

    A Herberth Motorsport é a única equipe que terá o 911 GT3-R 2019 a disposição?

    • Rodrigo Mattar disse:

      Boa noite, Felipe! Obrigado por perguntar.

      Não… a Park Place terá a versão 2019 do 911 GT3-R também, assim – creio – como a Pfaff na Weathertech Sprint Cup. Caso a Wright venha a competir, também terá.

  2. Felipe disse:

    Valeu, Mattar!
    Ansioso para a próxima temporada.

  3. Cristiano disse:

    Não sabia por onde andava o Markus Winkelhock, o único piloto da história da F1 que partiu de último para primeiro em duas voltas, ganhando 21 posições, liderando 6 voltas. Quem não sabe da história pode até se impressionar kkkkkk.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>