6h de Fuji: Porsche trucida recorde no Japão
RIO DE JANEIRO – O carro mais rápido do WEC mostra mais uma vez sua força: o Porsche 919 Hybrid conquistou nesta madrugada mais uma pole position, agora para a disputa das 6h de Fuji, sexta etapa do Campeonato Mundial de Endurance. E novamente o #17, vencedor nas duas últimas corridas, brilhou com um desempenho excepcional de seus pilotos.
Mark Webber e Timo Bernhard conduziram o Fuscão à posição de honra do grid, trucidando o antigo recorde da pista de 4,563 km de extensão do Fuji Speedway. O australiano e o alemão ficaram com a média de 1’22″763, sendo que coube a Webber a honra do melhor tempo do fim de semana até agora – 1’22″639.
Resultado da qualificação para as 6h de Fuji
“Não foi uma qualificação das mais fáceis”, disse o canguru. “A Audi mostrou muita velocidade, o que faz crer que a competição será dura”, garante Webber.
De fato, a Audi deu muito trabalho aos coirmãos de Weissach. O carro #7 guiado por Bénoit Tréluyer e Andre Lotterer quase conseguiu um lugar na primeira fila do grid, mas o #18 – graças a um último esforço de Romain Dumas – garantiu a segunda posição porque o melhor tempo de Lotterer na qualificação foi cerca de dois décimos mais lento que o do francês da Porsche. Lucas Di Grassi e Loïc Duval garantiram a 4ª posição no grid para o segundo Audi R18 e-tron quattro, com a média de 1’23″245.
Totalmente fora do ritmo de Porsche e Audi, a Toyota faz papel de coadjuvante em sua própria casa: o #1 guiado por Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi foi o mais rápido entre os carros do construtor atual campeão do WEC – só que a 2″345 da pole. Mike Conway e Stéphane Sarrazin não fizeram muito melhor, colocando-se em sexto a mais de dois segundos e meio do Porsche de Webber e Bernhard. Entre os LMP1 sem sistemas híbridos, o melhor tempo da qualificação foi do Rebellion R-One AER guiado por Alexandre Imperatori e Daniel Abt: a média deles foi melhor que a do #12 de Mathias Beche e Nicolas Prost. O CLM P1/01 da ByKolles, mesmo sendo um dos mais velozes protótipos em reta, não passou da 9ª posição no grid.
A seguir, vêm os LMP2 e a G-Drive Racing mostrou que está no bom caminho em Fuji: fez 1-2 no grid de sua divisão, com Julien Canal e Sam Bird arrematando o ponto extra da pole para a tripulação do Ligier JS P2 Nissan #26. A média deles foi de 1’31″529, contra 1’31″750 do #28 conduzido por Gustavo Yacamán e Ricardo Gonzalez. Embora não tenha participado da definição do grid, o brasileiro Pipo Derani ficou bastante contente com o resultado alcançado.
“Foi uma disputa bem apertada entre os dois carros da equipe. Perdemos a pole por dois décimos de segundo, mas temos um bom carro para a corrida e espero que o tempo não atrapalhe muito, porque deve chover amanhã. Mas estamos bem confiantes. Os dois carros da G-Drive estão rápidos e temos boas chances de brigar por um bom resultado”, confia Pipo.
Oliver Webb foi muito rápido no Morgan EVO da equipe SARD Morand e junto ao parceiro Pierre Ragues, desbancou o Oreca 05 Nissan da KCMG, líder da temporada na categoria. O #47 de Nick Tandy e Matt Howson, inclusive, teve alguns problemas que o impediram de brigar pela pole. O Alpine da Signatech fez o 5º tempo da LMP2, com Paul-Loup Chatin e Vincent Capillaire a bordo, batendo os dois Ligier JS P2 HPD da Tequila Patrón ESM e o Gibson da Strakka.
Na LMGTE-PRO, o equilíbrio de sempre: a média dos sete carros inscritos ficou exatamente dentro do mesmo segundo. E a pole position da categoria coube à Ferrari #71 da AF Corse, com ótima performance de James Calado e Davide Rigon, superando os atuais campeões Gimmi Bruni e Toni Vilander. O brasileiro Fernando Rees liderou o Aston Martin #99 na briga pela pole e fez um bom trabalho ao lado do britânico Alex MacDowall: a dupla obteve o 3º posto na classificação, superando os dois Porsche oficiais de fábrica e os outros dois carros preparados pela Prodrive.
E entre os LMGTE-AM, durou pouco a alegria da Larbre Competition pela primeira pole do ano com o Chevrolet Corvette C7-R conduzido por Gianluca Roda e Paolo Ruberti: na vistoria técnica, o carro foi excluído por um desacordo do tanque de combustível com relação ao regulamento técnico do FIA WEC. Assim, a pole foi transferida para a Ferrari dos líderes do campeonato: Aleksej Basov e Viktor Shaitar classificaram o carro #72 e conseguiram mais um ponto extra no campeonato, seguidos pelo Aston Martin conduzido por Pedro Lamy e Paul Dalla Lana e pela Ferrari de Emmanuel Collard e François Perrodo.
Apesar de marcar a melhor volta dentre todos os pilotos da categoria, Patrick Long e o astro de Hollywood Patrick Dempsey não foram além da 4ª colocação na classe, beneficiados pela desclassificação do #50. O outro Porsche da LMGTE-AM teve problemas técnicos durante a classificação e fez o pior tempo entre os 31 carros na pista.
A largada para as 6h de Fuji acontece às 23h de Brasília.
Rodrigo, existe alguma possibilidade de a Fox passar ao vivo a próxima etapa na China ao vivo?
Não. Não possuímos condições neste momento.
Será que estamos entrando em uma nova era de supremacia na LMP1, que por um bom tempo foi da Audi? Porque parece que a Porsche, sobretudo a trinca do #17, vem reinando absoluta após Le Mans.
Partiu Fuji Speedway, direto dos boxes da Ferrari!
A McLaren que largou em quarto na prova do “Asian” é GT3? Ela foi apenas 1,2 segundos mais lenta que a pole da LMGTE Pro do WEC. Se for isso mesmo tem que aumentar a performance dos GTs do WEC…
Sim. É GT3.