6h de Xangai: Porsche, de novo

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Mais uma: Webber, Hartley e Bernhard comemoram a sétima pole da Porsche no WEC em 2015, mantendo 100% de aproveitamento no ano

RIO DE JANEIRO – Mesmo adotando o pacote aerodinâmico de máximo downforce, a Porsche continua com o melhor carro do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, em ritmo de classificação. Mais uma vez, os dois 919 Hybrid do construtor de Weissach dominam a primeira fila do grid para as 6h de Xangai, que serão disputadas neste domingo na China.

Líder do campeonato, o #17 de Mark Webber/Brendon Hartley/Timo Bernhard levou um ponto extra e abriu para dois pontos a vantagem sobre os mais diretos perseguidores na classificação. Por coincidência, os pilotos que foram escalados para o qualifying são dos países que decidem hoje a Copa do Mundo de Rugby: os Wallabies (Austrália) contra os All Blacks (Nova Zelândia). Rivalidade nos gramados, parceria fora deles, já que Hartley e Webber ficaram com a pole position – média de 1’42″719 nas voltas mais rápidas.

O #18 conduzido por Romain Dumas e Marc Lieb teve o motor trocado no intervalo entre o TL3 e o classificatório. E deu um pequeno susto na equipe, quando logo após a primeira volta de aquecimento, precisou recorrer à garagem. Não foi perdido muito tempo, mas o ritmo esteve bem distante do outro carro do time alemão – a diferença na média entre os dois protótipos foi superior a sete décimos de segundo.

Lucas Di Grassi e Loïc Duval fizeram um bom papel, dentro das possibilidades do R18 e-tron quattro. Com a média de 1’44″200, os pilotos do #8 bateram Marcel Fässler e Bénoit Tréluyer. Durante a classificação, foi possível ver o outro piloto do time, Andre Lotterer, mostrando o dedo médio em protesto contra um carro mais lento, que teria impossibilitado Fässler de melhorar seu tempo. Na Toyota, o de sempre: terceira fila do grid para os japoneses, distantes mais de três segundos da pole position.

Entre os LMP1 não-oficiais, novamente a Rebellion bateu a ByKolles, o que não chega a ser surpresa. Por outro lado, ver o #13 do time helvético com Alexandre Imperatori e Dodo Kraihamer superando o #12 de Nicolas Prost e Mathias Beche é significativo, já que a diferença na média entre os dois carros foi superior a um segundo e meio.

Car #26 / G-DRIVE RACING (RUS) / Ligier JS P2 - Nissan / Roman Rusinov (RUS) / Julien Canal (FRA) / Sam Bird (GBR)- 6 Hours of Shanghai at Shanghai International Circuit - Shanghai - China
A G-Drive Racing superou um acidente na terceira sessão livre e fez a pole na classe LMP2 com o #26, líder do campeonato (Foto: Nick Dungan/AdrenalMedia.com)

Na LMP2, Sam Bird e Julien Canal conquistaram uma importante pole na batalha pelo título da divisão. Um resultado excelente para o #26 da G-Drive Racing, que fora afetado por um acidente no TL3 e foi consertado a tempo de disputar as posições no grid. O britânico e o francês ficaram com a média de 1’52″763, superando por mais de meio segundo os rivais mais diretos pelo título, no caso a KCMG Racing e seu Oreca 05 Nissan.

Pipo Derani e Ricardo Gonzalez classificaram o #28 da G-Drive Racing na terceira posição da categoria, 12º da geral. Mais um ótimo trabalho do piloto brasileiro, que vem impressionando em sua estreia no FIA WEC. “Temos uma corrida longa pela frente. É muito importante largar na frente nesta prova, já que isso pode ajudar muito na estratégia que precisamos adotar no começo da disputa para maximizar nossa performance na pista. E o terceiro lugar é uma boa posição de largada para começarmos e tentarmos ir mais pra frente durante a corrida”, completou Derani.

O Team SARD Morand conseguiu um bom quarto posto com seu Morgan EVO conduzido por Oli Webb e Pierre Ragues, com o Alpíne guiado por Nelson Panciatici e Tom Dillmann completando os cinco mais velozes da divisão. Em sua estreia, a Pegasus Racing ficou com a 8ª posição.

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Bitoca: Gimmi Bruni brinca com Toni Vilander na comemoração da pole na classe LMGTE-PRO (Foto: Paola DePalmas/AdrenalMedia.com)

A AF Corse dominou o grid da classe LMGTE-PRO e o ponto extra dessa vez ficou com os atuais campeões mundiais Gimmi Bruni e Toni Vilander. A dupla do #51 cravou a média de 2’02″243 contra 2’02″506 de James Calado/Davide Rigon. Fernando Rees e Alex MacDowall fizeram o que foi possível com o Aston Martin #99 e conquistaram a 3ª posição na categoria – 21º lugar na geral – com 2’02″540.

Os Porsche 991 RSR do time de Olaf Manthey viraram ambos numa média pouco acima de 2’03”, seguidos pelo Aston Martin de Darren Turner e Jonathan Adam. O construtor britânico pelo menos teve uma alegria na divisão LMGTE-AM: 1-2 dos Vantage GTE com o #98 de Pedro Lamy e Paul Dalla Lana conquistando o ponto extra da pole com a média de 2’04″728, batendo o #96 guiado por Stuart Hall e Liam Griffin.

Bom trabalho dos italianos Gianluca Roda e Paolo Ruberti, colocando o Corvette da Larbre Competition em terceiro, seguidos das Ferrari de Rui Águas e François Perrodo e dos líderes do campeonato: a SMP Racing poderá levar por antecipação o título da divisão neste domingo, mas o #72 de Viktor Shaitar e Aleksej Basov acabou em quinto, apenas à frente dos Porsche 991 RSR da Proton Competition que completam o grid de 31 carros.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

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Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

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