4h de Silverstone: G-Drive Racing emplaca mais uma rumo ao título

5b786536a7add
Com três vitórias em quatro provas, a G-Drive Racing abriu 34 pontos para a Racing Engineering, restando duas corridas para o término do campeonato do ELMS

RIO DE JANEIRO – Oitenta e sete pontos em cento e quatro possíveis: a G-Drive Racing e o trio do carro #26 caminha a passos largos rumo ao título do European Le Mans Series em 2018. E desta vez, foi uma vitória mais contundente que as duas anteriores: a trinca Roman Rusinov/Andrea Pizzitola/Jean-Éric Vergne dominou quase por inteiro a 4ª etapa do campeonato de 2018, chegando assim à terceira vitória consecutiva na competição.

O domínio do protótipo de cor laranja e preto foi tão latente que os vencedores completaram a disputa com uma volta inteira de vantagem para o 2º colocado, o #21 da DragonSpeed guiado por Ben Hanley/Henrik Hedman/Nico Lapierre, que conquistaram o melhor resultado na temporada, superando a trinca da IDEC Sport por apenas 8″330. Paul Lafargue/Paul-Loup Chatin/Memo Rojas Jr. alcançaram o segundo pódio no ano.

Pole position, a trinca da Panis Barthez Competition acabou mesmo em 6º lugar, superada não só pelos três primeiros como também pela trinca do #39 da Graff Racing e também pelo #31 da APR-Rebellion, numa corrida em que seis chassis Oreca terminaram no top 10 contra dois Ligier e dois Dallara. O brasileiro Felipe Nasr e seus parceiros Roberto Lacorte e Giorgio Sernagiotto, a despeito de vários problemas ao longo da disputa, terminaram em 13º entre os LMP2 e 35º na geral, com 30 voltas de atraso.

Na LMP3, a United Autosports conquistou uma importante vitória com o trio Tony Wells/Garret Grist/Matt Bell concluindo a disputa em 13º lugar na geral, com pouco mais de nove segundos para a Ecurie Ecosse/Nielsen, com Colin Noble/Alex Kapadia/Christan Stubbe Olsen. A Ultimate Racing fechou o pódio com seu Norma M30 guiado por Jean-Baptiste e Matthieu Lahaye, mais François Hériau.

Mesmo terminando em 6º lugar na categoria e em 18º na geral, o trio da RLR MSport formado por John Farano/Job Van Uitert/Rob Garofall segue na liderança do campeonato com 58,5 pontos, já que Giorgio Mondini/Kay Van Berlo ficaram apenas com o 16º lugar na categoria e o trigésimo-quarto posto na geral.

A vitória na LMGTE foi definida nos detalhes: penalizações impediram que a Proton Competition vencesse e a JMW Motorsport triunfou com a Ferrari #66 da trinca Miguel Molina/Liam Griffin/Alex MacDowall fechando em 25º na geral com apenas 0″126 de vantagem para o Porsche de Matteo Cairoli, Gianluca Roda e Giorgio Roda Jr., que apesar do revés em Silverstone seguem como líderes da classificação com 72 pontos contra 63 dos vencedores. A Spirit of Race fechou o pódio com Matt Griffin/Duncan Russell Cameron/Aaron Scott.

A próxima etapa do ELMS será as 4h de Spa-Francorchamps, no próximo dia 23 de setembro.

Comentários