24h de Le Mans: ACO oficializa lista de inscritos da edição 2022

2

SÃO PAULO –  O Automobile Club de l’Ouest anunciou a lista completa de inscritos da 90ª edição das 24h de Le Mans, o maior clássico do Endurance galático, que será realizado em junho. Os 186 pilotos dos 62 carros titulares foram confirmados nesta sexta-feira.

Desses 186 nomes anunciados, 55 são estreantes – entre eles uma mulher, a britânica Katherine Legge – e outros nomes conhecidos como os de Sébastien Ogier – o multicampeão do WRC – e o brasileiro Pietro Fittipaldi, além de Dane Cameron, Nico Müller, Mirko Bortolotti, Tristan Vautier, Estebán Gutiérrez, Shane Van Gisbergen, Seb Priaulx, Zach Robichon, Jan Heylen e o ator de Hollywood Michael Fassbender – bem como Josh Pierson,  o mais jovem novato da história da competição, superando o recorde que era de Matt McMurry.

Serão 32 Esporte-Protótipos, divididos em cinco Hypercar e 27 LMP2 – sendo oito Pro-Am, com um piloto bronze em cada trinca, além de 30 modelos Grã-Turismo, com sete LMGTE-PRO e 23 LMGTE-AM.

Entre as confirmações finais, estão a de Alexandre Cougnaud via DKR Engineering junto a Jean Glorieux e Laurents Hörr – todos novatos na prova; a participação de Tristan Vautier via ARC Bratislava junto a Miro Konôpka e Tijmen van der Helm; além de Jack Aitken formando a trinca do segundo carro da Algarve Pro Racing com Sophia Flörsch e Bent Viscaal.

Na LMGTE-PRO, zero pessoas surpresas: Daniel Serra volta ao #51 em La Sarthe com Ale Pier Guidi e James Calado para tentar repetir 2019 e o brasileiro buscar a terceira vitória na classe nas 24h de Le Mans. Davide Rigon forma com Miguel Molina e Antonio Fuoco no #52.

A LMGTE-AM apresenta várias novidades em relação à primeira lista inicial, principalmente com a IronLynx: o #60, inscrito no WEC, terá Claudio Schiavoni ao lado dos compatriotas Alessandro Balzan e Raffaele Giammaria. No #75 correrão Pierre Ehret com “Christian Hook” e o argentino Nico Varrone e o #80 apresenta Matteo Cressoni e Giancarlo Fisichella ao lado do estadunidense Richard Heistand.

Na JMW Motorsport, Renger Van der Zande é a surpresa da trinca do #66, completada pelo lento Mark Kvamme e pelo novato Jason Hart. O belga Adrien de Leener fecha o trio do #99 da Hardpoint Motorsport e a Weathertech Racing alinhará com Cooper MacNeil, Julien Andlauer e Gianluca Giraudi.

Takeshi Kimura vai na Ferrari da Kessel em parceria com a CarGuy junto a Mikkel Jensen e Frëderik Schandorff. Na Inception, Alexander West dividirá a pilotagem com Côme Ledogar e o estreante Marvin Kelin. Por fim, no #61 da AF Corse o trio será formado por Louis Prette, Vincent Abril e outro debutante, Conrad Grünwald.

Os brasileiros serão seis: dois na Hypercar, com André Negrão na Alpine Elf Team e Pipo Derani na Glickenhaus; mais dois na LMGTE-PRO com Felipe Fraga na Riley Motorsports e Daniel Serra pela AF Corse, ambos com Ferrari e dois na LMP2, tendo Felipe Nasr via Team Penske e Pietro Fittipaldi no segundo protótipo da Inter Europol Competition.

A presença feminina é assegurada em seis nomes, com Lilou Wadoux (Richard Mille Racing) e Sophia Flörsch (Algarve Pro Racing) na LMP2; Rahel Frey, Sarah Bovy e Michelle Gätting, o trio das Iron Dames e Katherine Legge, estas últimas quatro na LMGTE-AM.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames