24h de Le Mans: acidente e chuva atrapalham definição dos carros à Hyperpole e Toyota é líder por um décimo

RIO DE JANEIRO – A sessão classificatória para a 90ª edição das 24h de Le Mans teve uma velha convidada que se fez presente: a chuva. Com apenas uma hora de pista para definir os 23 classificados à Hyperpole, tudo se resolveu faltando pouco menos de meia hora para o final de uma acidentada sessão, onde vários carros foram pegos por abuso de track limits e houve uma bandeira vermelha que, junto à pista molhada, decidiu tudo.

O carro #93 pilotado pelo ator de Hollywood Michael Fassbender, que busca a estreia em La Sarthe, teve um furo de pneu no approach da primeira chicane do retão Les Hunaudières. Fassbender, provavelmente por inexperiência, não se deu conta e quando freou, as rodas travaram. O alemão-irlandês perdeu o controle do Porsche 911 RSR – 19 e bateu forte nas barreiras do lado de dentro do traçado. Felizmente o piloto nada sofreu e o carro teve danos consideráveis.

A interrupção com pouco mais de meia hora no relógio acabou sendo decisiva para o treino classificatório. Foram 13 minutos de bandeira vermelha e, caso não houvesse o acidente, talvez a chuva fosse uma mínima influência na definição dos classificados para lutar pela pole nas quatro classes em disputa no WEC e nas 24h de Le Mans.

Com 3’27″247 registrados logo no comecinho da sessão, a Toyota e Kamui Kobayashi lideraram a folha de tempos, mas a Glickenhaus deu trabalho: Olivier Pla ficou com a segunda marca a um décimo do construtor oriental, deixando o segundo carro da marca estadunidense também abaixo de 3’28”.

O Alpine conseguiu a quarta marca geral com 3’29″656 num tremendo esforço de Nico Lapierre, enquanto o #8 que fora o mais rápido do TL1 pela manhã, teve a suspensão e o eixo de transmissão trocados, demandando uma perda preciosa de tempo. Quando Brendon Hartley entrou na pista, logo após o acidente de Fassbender, começou a chover. A modesta marca de 3’40″842 deixou o carro em 29º geral – mas por ter cinco inscritos na Hypercar, o Toyota passou mesmo assim à Hyperpole.

Mas as falhas têm sido uma preocupação constante nas hostes nipônicas. Tanto que abertamente se comenta que a Toyota vai jogar o GR010 Hybrid na lata do lixo e partir para um novo conceito de Hypercar com vistas à temporada 2023.

Robin Frijns marcou o melhor tempo e liderou o pelotão da LMP2 com o Team WRT, atual campeão da prova na categoria. O holandês andou em 3’29″898 e foi o 5º mais rápido na geral. As demais equipes que avançaram à Hyperpole são a Jota com o #38 de Antonio Félix da Costa/Will Stevens/Roberto González, o #41 da RealTeam by WRT, os dois carros da United Autosports e o #9 da Prema Orlen Team.

Felipe Nasr deu seu máximo, mas o Team Penske não avançou à Hyperpole: o brasileiro fez o 9º tempo. Durante a sessão classificatória, ele queixou-se que o carro perdia três décimos – pelo menos – nas Porsche Curves e que estava com uma tendência feia de saída de frente. A melhor volta foi em 3’31″462 – o carro larga em nono na classe e 14º geral, já que está pré-estabelecido que o grid é formado na ordem por Hypercars, LMP2, LMGTE-PRO e LMGTE-AM.

Tampouco a Inter Europol Competition do brasileiro Pietro Fittipaldi chegou lá – e, pior, ficou em último entre os 24 LMP2 que marcaram tempo. Fabio Scherer teve a melhor volta do #43 deletada e tudo o que conseguiram fazer foi 3’38″491. A TDS Racing x Vaillante teve todas as voltas do #13 eliminadas por abuso de Track Limits e dois carros não treinaram: o #10 da Vector Sport por troca de motor e o #45 da Algarve Pro Racing por danos no chassi após o acidente mais cedo com Steven Thomas.

Na LMGTE-PRO, passaram à disputa da pole os seis carros de fábrica, obviamente sobrando a Riley – Felipe Fraga ficou a 3″117 do melhor tempo – que foi 3’50″999, cravado pelo Porsche do belga Laurens Vanthoor. Antonio Garcia estabeleceu um tempo um décimo acima do rival e Fred Makowiecki, no Porsche #91, ficou em terceiro à frente do segundo Corvette e das duas Ferrari da AF Corse. Os seis carros separados por 0″615.

A LMGTE-AM teve a NorthWest AMR cravando todo mundo com Nicki Thiim levando o #98 ao topo da tabela na classe com a marca de 3’52″959, nove décimos melhor que o #57 da Kessel guiado pelo piloto da Peugeot Mikkel Jensen. A AF Corse terá dois carros na Hyperpole, com Nick Cassidy classificando o #54 em terceiro e Vincent Abril o#61, com a sexta vaga.

A suíça Rahel Frey pôs as Iron Dames na disputa pelo melhor tempo, marcando a quarta melhor volta em 3’54″081, à frente do único Porsche classificado, o #77 da Dempsey-Proton Racing.

Abril pegou a vaga na qualificação por sete milésimos sobre o Porsche da GR Racing guiado por Ben Barker – mas podia ter sido diferente: o #71 da Spirit of Race, com Gabriel Aubry, perdeu todas as voltas por excesso de Track Limits – na melhor delas, o francês tinha conseguido superar o #77 da Dempsey-Proton e o carro #61 do time de Amato Ferrari não passaria à Hyperpole.

Os carros voltam à pista hoje para mais um treino livre, com início às 22h locais, 17h de Brasília. Essa sessão terá duração de duas horas e acontece totalmente à noite.

Comentários