24h de Le Mans: Toyota se impõe no Journée Test

RIO DE JANEIRO – Vencedora das últimas quatro edições das 24h de Le Mans com seus protótipos TS050 e GR010 Hybrid, no fim da era LMP1 e início da fase Hypercar, a Toyota foi absoluta no Journée Test para a clássica prova francesa, realizado com sessões de 4h de duração cada neste domingo.

O carro #7 vencedor das 6h de Spa-Francorchamps fechou a folha de tempos com os 62 carros inscritos à frente da concorrência: José María López foi o piloto mais rápido do dia, com 3’29″896, 0″208 mais rápido que o Glickenhaus #708 inscrito para Romain Dumas, Olivier Pla e o brasileiro Pipo Derani.

Resultados do Journée Test: sessão 1 sessão 2

Quatro dos cinco Hypercar inscritos ficaram dentro do mesmo segundo: o Toyota #8, que teve uma falha terminal no sistema híbrido do carro durante a última corrida, foi o terceiro e o segundo Glickenhaus estabeleceu-se em quarto.

O Alpine dos líderes do campeonato? Pois não: o A480 Gibson, mesmo com um acréscimo de potência que deixa o carro #36 com 563 cavalos – 13 a mais que na etapa passada – com o BoP publicado antes do Journée Test – ficou em 7º na geral, com a marca de 3’32″420.

O protótipo da equpe francesa ficou atrás de dois LMP2 – sendo o mais rápido o #22 da United Autosports USA. Filipe Albuquerque veio direto de Detroit – ele e vários pilotos, aliás – para as sessões de treinos e o português, sempre veloz, virou 3’32″099. A Jota, com o #38 do trio Antonio Félix da Costa (que veio da Indonésia, onde correu pela Fórmula E), Will Stevens e Roberto González também superou o Alpine líder da Hypercar.

A terceira marca entre os 27 protótipos LMP2 no Journée Test foi do segundo carro da United Autosports USA, seguida pelo #41 da RealTeam by WRT e pela IDEC Sport.

A TDS Racing x Vaillante foi a melhor entre as equipes da subclasse LMP2 Pro-Am, com o Oreca #13 estabelecendo 3’33″371. O Team Penske, que deu oportunidade a Mathieu Jaminet e Harrison Newey no Journée Test, fez o 13º tempo da classe e 18º geral – 3’34″200. A Inter Europol de Pietro Fittipaldi foi 22ª geral e décima-sétima da divisão – 3’34″281.

Por 0″036, a Corvette superou a Ferrari na LMGTE-PRO: o carro #64, que corre pelos pontos do WEC, foi o mais rápido da classe com Alexander Sims registrando 3’54″001, contra 3’54″037 do #52 da AF Corse que terá Davide Rigon junto a Miguel Molina e Antonio Fuoco.

A #51 de Daniel Serra, inscrito junto a James Calado e Ale Pier Guidi, ficou em quarto com 3’54″395, atrás de um dos dois Porsches oficiais – aliás, o construtor de Weissach enfrentou um rosário de problemas técnicos com os carros do time oficial de fábrica. Apesar disto, o #91 de Gimmi Bruni/Richard Lietz/Fred Makowiecki salvou o terceiro posto.

A Riley Motorsports, equipe do brasileiro Felipe Fraga, que dividirá o carro com Sam Bird e Shane Van Gisbergen, figurou na quinta colocação – 3’54″437. Registre-se, aliás, que somente meio segundo separou os dois Corvettes, que figuraram nos extremos da categoria – infelizmente com apenas sete inscritos.

Na LMGTE-AM, a Kessel Racing w/Car Guy liderou a tábua de tempos com a Ferrari de Takeshi Kimura/Frederik Schandorff/Mikkel Jensen marcando 3’54″827 contra 3’55″241 do #66 da JMW Motorsport – que chamou Jody Fannin para ajudar no acerto do carro inscrito para Renger Van der Zande/Mark Kvamme/Jason Hart.

A Spirit of Race ficou com a terceira marca com a Ferrari #71 inscrita no WEC, seguida do Aston Martin #98 da NorthWest AMR, do canadense Paul Dalla Lana, mais David Pittard e Nicki Thiim. Após mais duas Ferrari F488 GTE, veio o melhor Porsche: o #93 da Proton Competition, inscrito para o ator Michael Fassbender, mais Zach Robichon e Matt Campbell – que fez 3’55″747.

Entre os 23 LMGTE-AM inscritos, o pior tempo foi da Dempsey-Proton com o #88 de Fred Poordad/Patrick Lindsey/Jan Heylen, em 3’58″353. Pela primeira vez em muito tempo, todo o plantel do Journée Test teve as melhores voltas registradas em menos de 4 minutos.

As atividades de pista têm uma pausa até quarta-feira. Dia 8, a partir das 14h locais (9h de Brasília), a pista será aberta para três horas de treinos livres e no mesmo dia, às 19h da França (14h de Brasília), acontece o treino classificatório que define os participantes da Hyperpole e os demais lugares de largada. Um segundo treino livre, com duração de duas horas, está marcado para iniciar às 22h locais (17h de Brasília).

Comentários