FIA WEC, 6h de Monza: dia histórico de pole da Glickenhaus e das Iron Dames

Segunda pole para o 007 LMH da Glickenhaus no WEC, confirmando o favoritismo após a divulgação do BoP para as 6h de Monza

 Confirmando o que já se imaginava, a Glickenhaus é pole position da edição 2022 das 6h de Monza: o treino classificatório da 4ª etapa do Mundial de Endurance, disputado num fim de tarde de sábado de muito calor na Itália por conta do verão europeu, teve o domínio do #708 com livery azul-claro guiado pelo francês Romain Dumas.

O veterano piloto conseguiu uma ótima volta em 1’35″416 e levou o carro à segunda pole em quatro provas. Durante a corrida, ele dividirá os trabalhos com o compatriota Olivier Pla e o brasileiro Luis Felipe “Pipo” Derani.

Dumas foi nove décimos mais veloz que o Toyota GR010 Hybrid guiado por Brendon Hartley, enquanto o Alpine A480 Gibson LMP2 com Nico Lapierre – e que é o líder do campeonato – abre a segunda fila do grid.

O segundo Toyota com Kamui Kobayashi chegou a ter uma volta deletada por track limits e larga em quarto. Já os inovadores 9×8, após as ótimas performances nos treinos livres, tiveram lá seus problemas.

O #93 com Mikkel jensen teve uma falha técnica durante a sessão e provocou a bandeira vermelha que interrompeu a sessão com 1min30seg para o estouro do cronômetro. O outro carro com Gustavo Menezes ficou com o 5º melhor tempo – 1’37″253.

Desta forma, o carro de Jensen, Jean-Éric Vergne e Paul Di Resta largará do fim do pelotão de protótipos e atrás de todos os 14 LMP2 participantes, com a United Autosports USA na pole.

Filipe Albuquerque, pouco antes da interrupção, fez o melhor giro da sessão em 1’38″403, à frente da surpreendente ARC Bratislava, melhor entre os quatro carros Pro-Am, com o suíço Mathias Beche se colocando em 7º na geral.

A RealTeam by WRT ficou em 3º na divisão com Ferdinand Von Habsburg, adiante da AF Corse com Alessio Rovera e da Algarve Pro Racing, com o australiano James Allen fechando o top 5 da divisão.

As decepções do treino foram a Prema com o 6º posto da classe, o Team WRT – atual campeão – em oitavo – a Jota com os dois carros em 11º e 13º e o #23 da United Autosport sem tempo válido por excesso de track limits.

Entre os LMGTE, domínio Ferrari: na LMGTE-PRO, quase que a AF Corse conquistou o 1-2, mas a Corvette ficou de recheio de sanduíche dos 488 GTE EVO da equipe de Amato Ferrari. Ale Pier Guidi fez a pole position com o #51 marcando 1’45″270, somente 0″054 abaixo do C8.R conduzido por Nick Tandy. Antonio Fuoco classificou o outro carro do construtor italiano em terceiro, perdendo apenas quatro milésimos em relação ao #64.

Os Porsche 911 RSR-19 acabaram com as últimas posições das equipes de fábrica, com Gimmi Bruni virando em 1’45″804 e Michael Christensen um pouco acima de 1’46”.

“Pink Supremacy”: as incríveis meninas da equipe Iron Dames levaram uma pole histórica na LMGTE-AM

Mas a história seria escrita na LMGTE-AM: a pole se encaminhava para a TF Sport com o Aston Martin #33 conduzido por Ben Keating, só que a mulherada riu por último e rolou “Pink Supremacy” das Iron Dames.

Sarah Bovy encaixou uma volta incrível e conquistou a pole com a Ferrari #85, marcando 1’47″431 e batendo o texano por 0″227. Keating reconheceu a superioridade rival e deu um abraço na belga, que levou a trinca feminina à primeira pole da tripulação que ainda tem Michelle Gätting e Rahel Frey, no FIA WEC.

Os dois foram os únicos a virar abaixo de 1’48”, já que o alemão Christian Ried, da Dempsey-Proton, estabeleceu 1’48″206, com uma ótima performance dos dois carros da AF Corse tripulados por Christoph Ulrich e Thomas Flöhr em quarto e quinto, respectivamente. A NorthWest AMR fechou o grupo dos seis mais velozes com o canadense Paul Dalla Lana.

A disputa das 6h de Monza começa às 7h de Brasília.

Comentários