Jubileu de Prata da Petit Le Mans com 48 carros anunciados

RIO DE JANEIRO – Décima-segunda e última etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship, a Petit Le Mans será realizada no próximo dia 1º de outubro em sua 25ª edição. O Jubileu de Prata desse clássico do Endurance estadunidense e mundial terá na celebração da data ‘redonda’ um total anunciado pela IMSA de 48 carros, salvo mudanças alheias à vontade da série vindas de última hora.

O plantel para a corrida com duração de 10h terá sete DPi, igual número de protótipos LMP2, onze LMP3, mais sete GTD Pro e dezesseis GTD.

Sem muitas surpresas, a DPi despede-se após a criação do regulamento que se encerra ao fim desta temporada e foi iniciado em 2017 – ainda que misturado aos LMP2 numa única divisão num primeiro momento – com sete carros, os mesmos que disputaram todas as provas do IMSA Michelin Endurance Cup, incluso o Cadillac #48 da Ally/Action Express que terá, mais uma vez, o trio Mike Rockenfeller/Jimmie Johnson/Kamui Kobayashi.

A Ganassi confirmou o “Alien” Scott Dixon no #01 junto a Sébastien Bourdais e Renger Van der Zande, embora o nome do hexacampeão da Fórmula Indy não conste da relação anexa a este post e nem o de Ryan Hunter-Reay, que vai no #02 de Earl Bamber e Alex Lynn.

A JDC-Miller terá o francês Loïc Duval junto ao compatriota Tristan Vautier e a Richard Westbrook, enquanto Mike Conway será outra vez o parceiro de Pipo Derani e Olivier Pla, com dúvidas sérias se o britânico volta às provas de Endurance da IMSA em 2022, bem como os demais contratados da Toyota.

Outro integrante do plantel do construtor oriental volta às provas dos EUA: Brendon Hartley foi escalado no #10 para dividir o Acura da Wayne Taylor Racing com Filipe Albuquerque e Ricky Taylor, enquanto Helio Castroneves volta ao protótipo da Meyer-Shank Racing junto a Oliver Jarvis e Tom Blomqvist.

Somente as parcerias dos carros #10 e #60 podem levar o título geral em 2022: a diferença entre Albuquerque/Taylor e Jarvis/Blomqvist é de 19 pontos. Bourdais e Van der Zande, separados dos líderes por 152 pontos, até teriam chances se houvesse mais inscritos na classe principal. Como o 7º lugar dá 240 pontos – sem contar os pontos auferidos na tomada de tempo – a dupla do #01 está fora.

No IMEC, que dará pontos em Road Atlanta em três fases da disputa – quarta hora, oitava e ao final, com 15 pontos ainda por disputar no máximo, Jarvis e Blomqvist lideram com 30 unidades contra 29 de Albuquerque e Taylor.

Já entre os LMP2, a dúvida maior é sobre a participação ou não do Racing Team Nederland: o patrão da equipe, o holandês Frits Van Eerd, foi preso há uma semana (dia 13) sob suspeita de evasão fiscal e lavagem de dinheiro, junto a outras oito pessoas. Ele foi solto e não se sabe ainda se a justiça do país europeu autorizará sua saída da Holanda para a corrida de Road Atlanta. Está em suspenso a participação do #29 que teria ainda Giedo Van der Garde e Dylan Murry.

Nas demais escuderias, a PR1/Mathiasen terá Tristan Nunez pela segunda corrida seguida após Elkhart Lake, no lugar de Jonathan Bomarito. Christian Rasmussen, da Indy Lights, vai no #18 da ERA Motorsports e Sebastian Montoya divide o #81 da DragonSpeed com o pai Juan Pablo – que fez 47 anos anteontem – e Henrik Hedman.

John Farano é o líder antes da última etapa, somando 1640 pontos – 33 a mais que Ryan Dalziel e Dwight Merriman. Steven Thomas vem na 3ª colocação com 1547 e a dupla Hedman/JP Montoya em quarto, com 1532. No IMEC, Ben Keating/Mikkel Jensen/Scott Huffaker comandam a classificação com 35 pontos, quatro à frente de Van Eerd/Van der Garde/Murry.

Categoria de protótipos com o maior número de carros, a LMP3 terá cinco modelos Duqueine e seis Ligier em Road Atlanta, alinhados por dez equipes – a AWA terá um bólido extra na pista, à disposição do trio Anthony Mantella/Wayne Boyd/Josh Sarchet – o mais engraçado é que Mantella e Boyd TAMBÉM estão na relação como inscritos no #7 da Forty7 Motorsports.

De resto, o grid terá o retorno da Muhlner Motorsports America após a explosão monumental de motor do carro #6 em Watkins Glen, além de outras mudanças de lineup de pilotos: o chileno Nico Pino divide o #33 da Sean Creech Motorsport com João Barbosa e Malthe Jakobsen; no #38 da Performance Tech, Tyler Maxson forma com Cameron Shields e Dan Goldburg; o canadense Adam Ali e o britânico Colin Noble vão no #40 da Fast MD Motorsports e Kay Van Berlo volta ao #74 da Riley Motorsports.

No campeonato geral, Colin Braun e Jonathan Bennett vão a Road Atlanta como líderes, somando 1716 pontos contra 1633 de Gar Robinson e 1597 de Garett Grist/Ari Balogh. Pela pontuação do IMEC, Fraga, Robinson e Van Berlo somam 34 pontos contra 31 de Barbosa, Jakobsen e Lance Willsey – este último não corre em Road Atlanta.

Sete equipes e sete marcas diferentes de construtores compõem o plantel da GTD Pro, reforçado pelo retorno da Risi Competizione, que inscreve Daniel Serra junto a James Calado e Davide Rigon na despedida do modelo Ferrari 488 GT3 nos EUA, além da Weathertech Racing com o Mercedes-AMG e um time de pilotos oficiais da marca da estrela de três pontas, com Maxi Bühk, Maxi Götz e Mikaël Grenier – Cooper MacNeil está fora desta vez.

Felipe Nasr volta ao Porsche da Pfaff Motorsports, cujos colegas Mathieu Jaminet e Matt Campbell garantiram de forma matemática o título de pilotos na etapa do ViR. Augusto Farfus, por sua vez, servirá à BMW na etapa do Fanatec GT World Challenge Europe Endurance em Barcelona, no mesmo fim de semana. Por isso não vai na BMW #25: no lugar do brasileiro, alinha o finlandês Jesse Krohn.

Com 3173 pontos somados contra 2908 dos rivais Jordan Taylor e Antonio Garcia, Campbell e Jaminet largarão campeões independentemente da posição conquistada na definição do grid. Como o mínimo ofertado na GTD Pro será de 240 pontos com o 7º lugar na corrida e a margem é de 265, fatura praticamente liquidada. Já no IMEC, o panorama aponta para uma disputa em aberto: Taylor e Garcia têm 27 pontos. Rigon e Serra, 25. Campbell e Jaminet, 24. Alex Riberas e Ross Gunn, da The Heart of Racing, 23. Connor de Philippi e John Edwards, da equipe oficial BMW, 21.

Dezesseis carros compõem o lote da GTD, o mais numeroso da Petit Le Mans por categorias. Além dos inscritos regulares do campeonato, voltam em Road Atlanta a AF Corse e a Cetilar Racing, além do Team Hardpoint com seu Porsche e o Acura da Gradient Racing. Serão nove os construtores com pelo menos um bólido na pista.

A única equipe que não tem piloto confirmado ainda é a Crucial Motorsports, enquanto a Cetilar promove a participação de Alessio Rovera no lugar de Antonio Fuoco, escalado para o Fanatec GT World Challenge Europe em Barcelona, via Iron Lynx. Em contrapartida, Brendan Iribe, que terá Jordan Pepper e Seb Priaulx como parceiros, vai de jatinho fretado da Geórgia a Espanha, varando a madrugada para chegar à Europa e correr em Montmeló.

Nesta última etapa, Roman De Angelis, que terá a companhia de Ian James e Maxime Martin no Aston Martin #27 da The Heart of Racing, chega líder com 2630 pontos contra 2585 de Stevan McAleer (Team Korthoff Motorsports) e 2573 de Jan Heylen e Ryan Hardwick, da Wright Motorsports. Com chances remotas, Russell Ward e Phillip Ellis aparecem em 4º na tabela, seguidos por Bill Auberlen e Robby Foley.

Brendan Iribe e Jordan Pepper, mais Ollie Millroy, que não vai a Road Atlanta, lideram o IMEC na GTD com 31 pontos, contra 26 do trio Luis Pérez-Companc/Simon Mann/Toni Vilander e 24 de Ian James e Roman De Angelis, mais Heylen, Hardwick e o canadense Zach Robichon.

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