Petit Le Mans: quinta-feira de Ganassi e Cadillac

RIO DE JANEIRO – A disputa da 25ª edição da Petit Le Mans teve início nesta quinta-feira em Road Atlanta, apesar das ameaças de mau tempo, com a possível aproximação do furacão Ian – que já devastou parte da Flórida – do estado da Geórgia, que é também no leste dos EUA. Porém, a intempérie deve passar ao largo: tanto que os treinos transcorreram em clima normal.

Com as ausências do Racing Team Nederland por conta dos problemas judiciais de Frits Van Eerd, preso por lavagem de dinheiro e impedido de sair do país, além dos forfaits da Crucial Motorsports na GTD e de três organizações da LMP3 – Forty7 Motorsports, Mühlner Motorsports America e FastMD Racing – o plantel perdeu cinco inscritos e caiu para 43 – com 42 carros andando hoje, pois o Aston Martin #44 da Magnus Racing quase não andou: enfrentou problemas de transmissão no início do TL1 e, por precaução, o conjunto de transmissão/câmbio e o propulsor foram logo trocados.

Assim, no combinado das duas sessões, a Cadillac Racing/CGR abriu em grande o fim de semana de despedida dos protótipos do regulamento DPi: Sébastien Bourdais, que partilha o #01 na Petit Le Mans com Renger Van der Zande e a lenda da Indy Scott Dixon foi o mais rápido do dia – 1’09″040 – a marca do experiente francês foi 0″302 melhor que o Acura da Meyer-Shank Racing, que tem Tom Blomqvist e Oliver Jarvis na batalha pelo título – ajudados pelo “Homem-Aranha” Helio Castroneves.

Kamui Kobayashi foi o 3º com o Cadillac #48 da Ally Racing/AX Racing, a 0″385 do ponteiro, enquanto o #10 da Wayne Taylor Racing ficou apenas em sétimo entre os inscritos da DPi, com Ricky Taylor a 0″818 do melhor tempo. Pipo Derani estabeleceu o sexto tempo com o Cadillac #31 – 1’09″772.

Entre os LMP2, a Tower – líder do campeonato com John Farano – começa bem: Louis Déletraz fez o tempo de referência com 1’11″320 (alcançado no TL1), pouco mais de um décimo abaixo do #81 da DragonSpeed guiado por Sébastian Montoya, filho de Juan Pablo Montoya – que estará no carro neste fim de semana. Ryan Dalziel fechou o top 3 no combinado das sessões.

A Riley Motorsports liderou entre os oito LMP3 inscritos, com Kay Van Berlo cravando 1’15″569 com o #74 da Riley Motorsports (carro do brasileiro Felipe Fraga), 0″107 abaixo do #54 da CORE Autosport com Colin Braun a bordo. O colombiano Gabby Chaves foi terceiro no carro da Andretti – 1’15″798.

Com os GTD Pro e GTD mesclados no agregado das sessões, a Vasser Sullivan se destacou na divisão dos pilotos profissionais com o #14 guiado por Jack Hawksworth estabelecendo 1’18″912. Bryan Sellers liderou o plantel da divisão semi-pro de Grã-Turismo com a BMW #1 da Paul Miller Racing – 1’19″500. O Porsche #9 de Felipe Nasr, dos quase campeões Mathieu Jaminet e Matt Campbell, foi 5º da GTD Pro – 1’19″810. A Ferrari da Risi Competizione, que tem entre os pilotos o tricampeão da Stock Car Daniel Serra, veio logo a seguir na categoria – 1’19″907, alcançado exatamente por Daniel.

Uma das últimas alterações de última hora – além dos cinco forfaits – é a estreia do belga Ulysse de Pauw com a Cetilar Racing. Tanto Antonio Fuoco quanto Alessio Rovera foram requisitados pela Ferrari para estar em Barcelona na final do GTWC Europe Endurance neste mesmo fim de semana – embora pilotos como Brendan Iribe estejam prontos para disputar AS DUAS corridas nos EUA e Europa. Com a necessidade dos italianos defenderem a Iron Lynx na Espanha, de Pauw – que fez um ótimo campeonato do GTWC Europe Sprint pela AF Corse, teve seu nome lembrado e fará seu debute no #47 este fim de semana.

Amanhã, a única atividade do IMSA Weathertech SportsCar Championship para o último evento do campeonato é a definição do grid, a partir de 16h40 pelo horário de Brasília. A corrida de sábado, com 10h de duração, começa às 12h10 locais – 13h10 de Brasília.

Comentários