IMSA, 12h de Sebring – qualificação: pole da Cadillac e de Pipo Derani

RIO DE JANEIRO – Deu Cadillac em 1-2 para a formação do grid da edição 2023 das 12h de Sebring, 2ª etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship, que se disputa neste sábado a partir das 11h10 de Brasília. Com o #31 da Whelen Engineering Racing, Pipo Derani superou Sébastien Bourdais e registrou a pole position num grid que contará com 53 carros (assista a íntegra do treino no vídeo acima).

Pipo fez 1’45″836 em sua volta voadora, 0″087 mais rápido que o #01 da Cadillac Racing (Ganassi) conduzido pelo francês Sébastien Bourdais, deixando para trás o Acura #10 dos líderes do campeonato após a punição à Meyer-Shank Racing em Sebring.

O treino da subclasse GTP foi marcado por um forte acidente envolvendo o Porsche 963 guiado por Matt Campbell – é o mesmo carro do brasileiro Felipe Nasr e que terá o reforço do representante do WEC Michael Christensen – felizmente apesar do susto da pancada, os danos não foram tão grandes no carro e o #7 vai para a corrida.

A Meyer-Shank Racing larga em 5º com o #60 que terá Helio Castroneves e o #24 da BMW M Team RLL, carro de Augusto Farfus, larga da 6ª posição.

Na LMP2, o incansável Ben Keating levou a pole position da divisão com o #52 da PR1/Mathiasen, marcando 1’51″780, 0″120 melhor que o francês François Hériau, da TDS Racing, seguido pelo outro carro do time de Xavier Combet e confiado a Steven Thomas. George Kurtz (Crowdstrike Racing w/APR) e Denis Andersen (High Class Racing) completaram os cinco primeiros. Eric Lux classificou o #51 da Rick Ware Racing que terá entre os pilotos o brasileiro Pietro Fittipaldi em 7º a 1″893 da pole.

Entre os LMP3, após o domínio completo da Jr III Racing nas sessões de treinos livres, a Andretti Autosport foi superior à concorrência com Glenn Van Berlo estreando pelo time com a pole – 1’55″215 – um temporal nada menos que um segundo e meio melhor que o #4 da estreante Ave Motorsports com o veterano Tonis Kasemets a bordo – todavia, este carro larga de último da divisão por ter infringido o regulamento na verificação técnica.

Isto posto, Dan Goldburg larga de segundo entre os protótipos da classe com o #85 da JDC-Miller e Gar Robinson levou o #74 que terá Felipe Fraga a bordo ao terceiro posto com a punição ao #4 da Ave.

Nas subdivisões GTD Pro e GTD deu Corvette Racing com Antonio Garcia tripulando o #3 para marcar 1’59″315 e Kyle Marcelli sacramentou a pole da Racers Edge Motorsports com o Acura #93 ao fazer a melhor volta de sua divisão em 1’59″714. Três carros – o acidentado Porsche da Pfaff Motorsports (GTD Pro), a BMW da Turner Motorsport (GTD Pro) e o Mercedes-AMG do Team Korthoff (GTD) ficaram sem tempo cronometrado, estes dois últimos porque os pilotos escalados, Bill Auberlen e Mikaël Grenier, deixaram os carros antes do permitido pela regra.

Foram punidos e vão largar do fim do grid os carros #79 da Weathertech Racing – vencedor em Daytona na sua categoria – e o #57 da Winward Racing. Ambos não cumpriam o requisito da altura mínima em relação ao solo.

Comentários