WEC, 1000 Milhas de Sebring – qualificação: e a Ferrari, hein?

RIO DE JANEIRO – O inesperado aconteceu: a Ferrari é a grande pole position para a abertura da temporada 2023 do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, com a disputa das 1000 Milhas de Sebring. Com um desempenho incrível do italiano Antonio Fuoco numa volta rápida, o construtor italiano e sua 499P Hypercar desbancaram a favorita Toyota e levaram o primeiro ponto extra do ano na classe principal.

A sessão de classificação foi realizada ao cair do dia na Flórida e Fuoco encaixou uma volta excelente para superar os dois GR010 Hybrid conduzidos por Kamui Kobayashi e Brendon Hartley, respectivamente. O italiano marcou a melhor volta nos 15min de sessão em 1’45″067, 0″214 mais rápido que Hartley e meio segundo abaixo do tempo de Kobayashi.

As Toyota estão ensanduichadas pelo Hypercar de Maranello, pois a #51 classificada por Alessandro Pier Guidi ficou em 4º lugar, tendo atrás de si o Cadillac V-Series.R de Alex Lynn, o melhor dos três carros inscritos enquadrados na regra LMDh, convergindo este ano com os Hypercars ACO/FIA.

Os Porsche da Penske Motorsport, guiados por Michael Christensen e Kévin Estre, ficaram com a sexta e sétima marcas, à frente dos dois Peugeot 9X8, do Glickenhaus e do Vanwall – batido por somente dois décimos de segundo em sua própria divisão.

Registros históricos: foi a primeira pole da equipe oficial de fábrica da Ferrari numa competição mundial de Endurance de forma absoluta desde 1973 (Arturo Merzario nas 24h de Le Mans com a Ferrari 312 PB) e a primeira da marca em 42 anos – desde Carlo Facetti em 1981, na qualificação do Trofeo Filippo Caracciolo, os 1000 km de Monza, com um modelo 308 GTB Carma FF – de propriedade particular.

Na LMP2, Oliver Jarvis foi o único a superar a casa de 1’50”, baixando com o #23 da United Autosports para 1’49″974 e levando a pole e o ponto extra por 0″093 sobre Pietro Fittipaldi, com o #28 da Jota. Robin Frijns estabeleceu o terceiro tempo e Matthieu Vaxivière foi quarto com um dos carros da Alpine – André Negrão não conseguiu ‘encaixar’ uma boa volta e ficou apenas com o 12º e último lugar da categoria.

O treino foi aberto pela LMGTE-AM, pela ordem de importância das categorias e a classe dos Grã-Turismo teve uma luta hercúlea entre as Iron Dames e o Corvette: Sarah Bovy guiou tudo o que podia e o que não podia para superar o #33 de Ben Keating por 0″396 – 1’58″949 contra 1’59″395 do piloto da casa.

As quatro marcas ficaram nos quatro primeiros lugares, pois o Aston Martin da ORT by TF, com o piloto do sultanato de Omã Ahmad Al Harthy se qualificou com o 3º tempo, à frente de Luis-Pérez Companc com a melhor Ferrari, inscrita via Richard Mille-AF Corse.

A Kessel Racing-Car Guy do brasileiro Daniel Serra foi qualificada pelo bronze Takeshi Kimura, que fez a melhor volta do #57 em 2’00″591, 7º tempo entre 13 carros que participaram da sessão cronometrada.

Aliás, registre-se: nenhuma bandeira vermelha interrompeu a definição do grid.

A disputa das 1000 Milhas de Sebring começa às 13h de Brasília nesta sexta-feira.

Comentários

  • Nesse ano o WEC não está passando em nenhuma TV. A única opção é o streaming oficial. Comprei a etapa de Sebring. Ontem assisti o qualifying e estava tudo normal. Hoje na hora da corrida o site e aplicativo estão todos fora do ar! É um absurdo uma entidade como a FIA ter um streaming que não funciona!