WEC, 1000 Milhas de Sebring – treino livre #2: Toyota emplaca dobradinha e brasileiros lideram nas demais subclasses

RIO DE JANEIRO – Fechado o primeiro dia de treinos livres do WEC (Campeonato Mundial de Endurance) em Sebring, na Flórida (EUA), onde começa sexta a temporada 2023, a 11ª da história da modalidade após o período em que a competição foi extinta pela FIA – houve um primeiro período entre 1953 e 1992, inclusive, com fases que chegaram a incomodar a Fórmula 1.

Mas os tempos são outros e se esse temor por vezes existe, vamos deixar isso de lado pelo menos nesse primeiro momento onde o regulamento ACO/FIA e IMSA é levado a cabo pela primeira vez. Até agora, a Toyota vai segurando as pontas: liderou o Prólogo, fez o melhor tempo do primeiro treino livre e hoje à tarde, mesmo após a chuva que deu uma ‘lavada’ no piso, o construtor oriental fez 1-2 e os tempos melhoraram bastante em relação à fase matinal.

Nesse segundo ensaio, Kamui Kobayashi não precisou de mais do que quatro voltas para estabelecer o melhor tempo da sessão em 1’46″954, numa média superior a 200 km/h e um tempo mais rápido que a pole position do Alpine LMP1 que correu como Hypercar ano passado. Koba foi 0″318 melhor que Brendon Hartley no outro GR010 Hybrid e a Toyota sobrou – a diferença para a Ferrari 499P guiada por Antonio Fuoco, o terceiro mais rápido, foi de 1″167 – mas a AF Corse pode ter escondido o jogo…

A quarta posição ficou com o Cadillac #2 guiado por Richard Westbrook e o construtor estadunidense vai se beneficiando de um BoP onde o V-Series.R LMDh tem menos peso que os outros protótipos híbridos: o veterano britânico andou em 1’48″265.

Na sequência veio a segunda Ferrari oficial de fábrica, com o melhor Porsche somente em sétimo, atrás do Glickenhaus – que no entanto ainda está meio distante dos demais competidores, com 2″746 de desvantagem. O Vanwall fechou a raia entre os onze carros da divisão principal com um gap de 4″570 em relação à Toyota – no prólogo, o carro sem sistema híbrido ficara a 1″830 do melhor tempo.

E impressiona a falta de ritmo do campeão mundial de F1 em 1997 Jacques Villeneuve, que tomou do mais rápido do trio nesta quarta, o argentino Estebán Guerrieri, nada menos que um segundo e quatro décimos. Entre os pilotos de Hypercar que andaram hoje – Kévin Estre não treinou – Jacques foi o mais lento.

Pietro Fittipaldi foi o mais veloz entre os pilotos da divisão LMP2 no segundo treino livre: com uma ótima volta a bordo do #28 da Jota, o brasileiro registrou 1’50″326 e deixou a mais de três décimos os dois carros da sempre competitiva United Autosports, com Phil Hanson sendo o segundo mais rápido e Oliver Jarvis o terceiro.

No carro inscrito como ‘hors-concours’, sem direito a pontos, o chinês Yifei Ye fez a quarta melhor marca da sessão, com a Vector Sport em quinto via Gabriel Aubry e o Team WRT fechando o top 6 com Robert Kubica. A Alpine do brasileiro André Negrão ficou em 8º na divisão – Oli Caldwell foi o autor da melhor volta do #35 no TL2 em 1’51″415.

A Prema, que se saiu bem no TL1 e liderou aquela sessão, optou por fazer mais ajustes com vistas a uma performance mais sólida de seus carros em ritmo de prova, ficando em nono e décimo-primeiro no último treino do dia.

Já na LMGTE-AM, Daniel Serra sentou a bota na Ferrari da Kessel Racing-Car Guy, marcando o melhor tempo da sessão em 1’58″845, 0″277 abaixo do Corvette C8.R tripulado pelo experiente holandês Nicky Catsburg. O novato Casper Stevenson saiu-se muito bem com o Aston Martin da D’Station Racing – no TL1 o construtor britânico se fingiu de morto – e estabeleceu a terceira marca, seguido do Porsche #60 da Iron Lynx com o veloz belga Alessio Picariello – portanto, os quatro construtores com carros inscritos ficaram nas quatro primeiras posições.

O único incidente de todo o treino – provocando uma bandeira vermelha – aconteceu ao Porsche #88 da Proton Competition. O carro guiado por Ryan Hardwick bateu na curva 3 do circuito de Sebring após o piloto estreante no WEC completar apenas quatro giros durante a sessão. O treino foi interrompido, o carro danificado foi resgatado e o canadense Zach Robichon foi outro piloto que não conseguiu andar hoje na Flórida.

Amanhã, os pilotos terão mais uma sessão de treinos livres antes da definição do grid – o TL3 está marcado para 12h55, horário de Brasília.

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