WEC, 6h de Portimão: Toyota lidera TL1 com dobradinha

Com a Ferrari da Kessel, Daniel Serra liderou na LMGTE-AM num começo atribulado de treinos para as 6h de Portimão, graças a saídas de pista e bandeiras vermelhas

RIO DE JANEIRO – Líder do campeonato após as 1000 Milhas de Sebring, a Toyota aproveitou bem os testes realizados no Autódromo Internacional do Algarve dias antes do início oficial das atividades de pista para a 2ª etapa do FIA WEC 2023 e liderou o TL1 para as 6h de Portimão.

O construtor oriental fez 1-2 na sessão que abriu os trabalhos no circuito português de 4,653 km de extensão com Sébastien Buemi marcando a melhor volta em 1’32″792, batendo em 0″384 o carro gêmeo do time, guiado pelo britânico Mike Conway.

A marca do helvético foi dois segundos e quatro décimos mais lenta que a pole de Matthieu Vaxivière para as 8h de Portimão, realizadas há dois anos como substitutas das 1000 Milhas de Sebring, por conta da Pandemia do Covid-19. Veremos se na classificação de amanhã a marca será superada. Por enquanto, difícil apontar um caminho, lembrando que neste ano não há aquecimento prévio de pneus para nenhuma atividade de pista.

A Ferrari-AF Corse ficou nas posições seguintes com Ale Pier Guidi conduzindo a #51 à terceira marca e Nicklas Nielsen como o quarto mais veloz, no outro bólido vermelho. Pole position em Sebring de forma surpreendente em seu retorno à classe principal após meio século, a marca italiana foi a única além da Porsche a andar no mesmo segundo da Toyota nesse primeiro treino.

O LMDh do construtor germânico ficou respectivamente com a quinta e sexta marcas, com Fred Makowiecki como o autor do melhor giro do #5 e Laurens Vanthoor – a exatamente um segundo de Buemi, com o outro carro. A Porsche, que vem de boa performance no IMSA no difícil circuito de Sebring – e cabe lembrar que o BoP entre o campeonato dos EUA e o Mundial é diferente – tem grandes preocupações com a gestão de consumo de pneus.

A Cadillac ficou em 7º com seu único carro, tendo Earl Bamber à frente no giro mais rápido da sessão para o construtor dos EUA, enquanto a Peugeot continua a buscar confiabilidade: a estreia de um novo sistema de câmbio após os seguidos problemas em Sebring, por enquanto, não resultou. A marca do Leão ficou em oitavo e nono, com a melhor volta a 1″731 do carro mais rápido da categoria principal – e o #93 ficou misturado entre os LMP2, o mesmo acontecendo à Vanwall e ao Glickenhaus, que não têm sistemas híbridos.

Na segunda divisão de Protótipos, Mirko Bortolotti liderou o 1-2 da Prema nesse primeiro treino, virando 1’34″542 contra 1’34″884 do holandês Bent Viscaal. A Inter Europol Competition andou bem e ficou com o terceiro posto graças ao suíço Fabio Scherer.

United Autosports com o carro #23 e Team WRT, com o #41, completaram os cinco primeiros.

Com 1’35″212, a Jota ficou em 16º geral e sétimo na classe – tempo alcançado por Oli Rasmussen. Pietro Fittipaldi deu 16 voltas e a melhor passagem do brasileiro foi em 1’36″075. A Alpine continua devendo: 19ª marca geral e décima na LMP2 – 1’35″293, tempo alcançado por André Negrão.

Na LMGTE-AM, com 20 kg de lastro a menos que o Corvette C8.R vencedor em Sebring, que carrega 30 kg extras nessa etapa, a Kessel Racing e Daniel Serra prevaleceram no TL1, com a marca de 1’41″341 – o brasileiro foi 0″517 mais veloz que o Aston Martin de Nicki Thiim e o Porsche guiado por Harry Tincknell.

Lilou Wadoux andou bem com a Ferrari da Richard Mille-AF Corse e ficou com o quarto tempo, seguida do Corvette com Nicky Catsburg e do carro da Project 1-AO com a promessa local Guilherme de Oliveira. As Iron Dames, pole em Sebring, ficaram em 7º com o tempo de 1’41″944. Dos 14 carros inscritos, onze ficaram dentro do mesmo segundo nessa primeira sessão.

Os carros voltam à pista de Portimão às 11h30 de Brasília para o TL2, com mais 1h30 de pista aberta.

Comentários