Vanthoor é o pole position das 24h de Spa-Francorchamps

timthumb (4)
Em casa, Laurens Vanthoor desbancou a concorrência e fez a pole para as 24h de Spa (Foto: Brecht Decancq)

RIO DE JANEIRO – O belga Laurens Vanthoor é o pole position da 66ª edição das 24 Horas de Spa-Francorchamps. A bordo do carro #1 que divide com Markus Winkelhock e René Rast, o piloto do Belgian Audi Club Team WRT foi o mais rápido da Superpole disputada nesta sexta-feira no circuito encravado na Floresta das Ardenas.

Com o tempo de 2’18″710, ele superou em apenas 0″046 a marca do italiano Alessandro Pier Guidi, com a Ferrari #50 da equipe AF Corse, mais rápida entre os carros da divisão Pro-Am Cup. O holandês Stef Dusseldorp, da HTP Motorsport, pôs a Mercedes-Benz SLS AMG GT3 #85 em terceiro, seguido por Edward Sandström no Audi R8 LMS #26 da Saintéloc Racing.

A terceira fila terá o Audi #3 da WRT, guiado por Christopher Mies na Superpole, seguido do Bentley de Steven Kane, que lidera o campeonato do Blancpain Endurance Series na Pro Cup. O veterano Bernd Schneider fez o 7º tempo, à frente de Kévin Estre, Nick Catsburg e Stefan Mücke.

O brasileiro Augusto Farfus, único piloto do país inscrito na prova, divide uma BMW Z4 GT3 da Marc VDS Racing com o belga Maxime Martin e o alemão Jörg Müller. A trinca larga da 11ª posição, com o tempo de 2’19″497, logo à frente do trio que ganhou as 24 Horas de Le Mans neste ano, formado por Marcel Fässler/Andre Lotterer/Bénoit Tréluyer.

Os dois Nissan “Godzilla” supervisionados por Ricardo Divila passaram para a Superpole e obtiveram o 13º e 19º lugares no grid, respectivamente. Entre os carros da Gentlemen Trophy, o melhor tempo foi do Porsche #228 da tripulação formada por Pierre-Etienne Bordet/Alexander Viron/Stéphane Lemeret/Karim Al Azhari, que largam da 49ª colocação.

A largada para a 66ª edição das 24 Horas de Spa-Francorchamps será neste sábado às 11h30 da manhã, pelo horário de Brasília – 16h30, hora local.

O grid completo:

1. fila
Vanthoor/Winkelhock/Rast (Audi R8 LMS) – WRT – 2’18”710
Danyliw/Knap/Sonvico/Pier Guidi (Ferrari 458) – AF Corse – 2’18”756
2. fila
Dusseldorp/Afanasiev/Maassen (Mercedes SLS) – HTP – 2’18”934
Ortelli/Sandström/Guilvert (Audi R8 LMS) – Sainteloc – 2’18”989
3. fila
Mies/Stippler/Nash (Audi R8 LMS) – WRT – 2’19″032
Smith/Meyrick/Kane (Bentley Continental) – M-Sport – 2’19″093
4. fila
Schneider/Primat/Verdonck (Mercedes SLS) – HTP – 2’19″166
Korjus/Soucek/Estre (McLaren MP4-12C) – ART Grand Prix – 2’19″316
5. fila
Klingman/Hassid/Catsburg/Thiriet (BMW Z4) – TDS – 2’19″334
Howard/Adam/Mücke/Lloyd (Aston Martin Vantage) – Beechdean AMR – 2’19″491
6. fila
Martin/Farfus/Müller (BMW Z4) – Marc VDS – 2’19″497
Fässler/Lotterer/Treluyer (Audi R8 LMS) – WRT – 2’19″569
7. fila
Reip/Strauss/Buncombe/McMillen (Nissan GT-R) – RJN – 2’19″613
Luhr/Werner/Palttala (BMW Z4) – Marc VDS – 2’19″717
8. fila
Smith/McCaig/Bryant/Sims (BMW Z4) – Ecosse – 2’19″747
Wyatt/Rugolo/Lowdnes/Piccini (Ferrari 458) – AF Corse – 2’19″753
9. fila
Mullen/Bell/van Gisbergen (McLaren MP4-12C) – Von Ryan – 2’19″915
Al Faisal/Haupt/Simonsen (Mercedes SLS) – Black Falcon – 2’19″989
10. fila
Shulzhitskiy/Yanagida/Chiyo/Faisca (Nissan GT-R) – RJN – 2’20”179
Buhk/Gotz/Jaafar (Mercedes SLS) – HTP – 2’20”442
11. fila
Christodoulou/Buurman/Parisy (Mercedes SLS) – Black Falcon – 2’20″492
Abra/Osborne/Poole/Turner (Aston Martin Vantage) – MP Motorsport AMR – 2’20″721
12. fila
Hommerson/Machiels/Bertolini/Cioci (Ferrari 458) – AF Corse – 2’20″746
Montermini/Castellacci/Gai/Rizzoli (Ferrari 458) – Villorba – 2’20″753
13. fila
Cameron/Griffin/Mortimer (Ferrari 458) – AF Corse – 2’20″780
Klohs/Ragginger/Frommenwiler/Dolenc (Porsche 997) – Fach Auto Tech – 2’20″820
14. fila
Lasserre/Dermont/Perera/Bonanomi (Porsche 997) – Pro GT – 2’20″822
Barthez/Debard/Badey/Vautier (Ferrari 458) – SOFREV-ASP – 2’20″826
15. fila
Basseng/Hamprecht/Salaquarda (Audi R8 LMS) – ISR – 2’20″882
Solikhov/Kogay/Seefried/Siedler (Ferrari 458) – Rinaldi – 2’20″929
16. fila
Gaw/White/Dryburgh/Onslow Cole (Aston Martin Vantage) – PGF-Kingfaun AMR – 2’21″029
Maleev/Perez Alcart/Mavlanov/Zampieri (Ferrari 458) – SMP – 2’21″031
17. fila
Blanchemain/Kelders/Rademecker/Bouvy (Audi R8 LMS) – WRT – 2’21″084
Wilson/Leonard/Meadows/Lamy (Aston Martin Vantage) – Leonard AMR – 2’21″187
18. fila
Comandini/Amos/Cerruti/Colombo (BMW Z4) – ROAL – 2’21″187
Lago/Russell/Richards/Owen (Lamborghini Gallardo) – Roger Lago – 2’21″222
19. fila
Al Harthy/Caine/Jelley (Aston Martin Vantage) – Oman Racing – 2’21″313
Sarkissian/Demirdjian/van der Drift/Schmetz (McLaren MP4-12C) – Boutsen – 2’21″316
20. fila
Leclerc/D’Ambrosio/Tappy (Bentley Continental) – M-Sport – 2’21″331
Weiss/Kainz/Krumbach/Menzel (Porsche 997) – Manthey – 2’21″385
21. fila
Ojjeh/Grotz/Vervisch/Pantano (McLaren MP4-12C) – Boutsen – 2’21″501
Muscat/Lunkin/Al Faisal/Bracke (Mercedes SLS) – Black Falcon – 2’21″579
22. fila
Andersen/Jensen/Yeomans (Ferrari 458) – Insight Racing – 2’21″591
Frey/Gardel/Barth/Hirschi (Jaguar XK-R) – Emil Frey – 2’21″797
23. fila
Broniszewski/Bonacini/Frezza/Piccini (Ferrari 458) – Kessel – 2’22″072
Clement/Lariche/Armindo/Pla (BMW Z4) – TDS – 2’22″111
24. fila
Vasiliev/Vasiliauskas/Asmer/Spengler (McLaren MP4-12C) – GT Russian – 2’22″155
Bourret/Gibon/Belloc/Canal (Ferrari 458) – SOFREV-ASP – 2’22″319
25. fila
Bordet/Viron/Lemeret/Al Azhari (Porsche 997) – Delahaye – 2’22″894
Mallegol/Bachelier/Blank/Perrodo (Ferrari 458) – AF Corse – 2’22″985
26. fila
Colancon/Duqueine/Gorini/Lanchere (Ferrari 458) – Duqueine – 2’23″007
De Lorenzi/Farmer/Liam Lim/Perrin (Mercedes SLS) – GDL – 2’23″088
27. fila
Mann/Talkanitsa/Guedes/Mezard (Ferrari 458) – AF Corse – 2’23″213
Loggie/Westwood/Rosenblad/Matschiski (Audi R8 LMS) – Parker – 2’23″513
28. fila
Ehret/Mattschull/Grouwels/Müller (Ferrari 458) – Rinaldi – 2’23″921
Cabannes/Prignault/Delhez/ Albert (Ferrari 458) – Sport Garage – 2’23″970
29. fila
Vannelet/Bontempelli/Caccia/Van Hove (Ferrari 458) – Sport Garage – 2’24″185
Bourgeois/Broggi/Hirschi/Richard (Ferrari 458) – Duqueine – 2’25″183
30. fila
Rostan/Haezebrouck/Buffin/Gosselin (Audi R8 LMS) – Saintéloc – 2’27″037
Earle/Kremer/Mahy/Talbot (Ferrari 458) – Kessel – 2’28″751

Comentários