Super Sebring: Nasr e AX Racing saem na frente em primeiro treino da IMSA

S

IMSA WeatherTech SportsCar Championship

RIO DE JANEIRO – O dia cheio de atividades em Sebring, que tem de tudo hoje, começou com treino livre para o IMSA Weather Tech SportsCar Championship, que sábado corre a 67ª edição das 12h de Sebring. Os trinta e oito carros ganharam o circuito da Flórida para a primeira sessão e a campeã Action Express saiu na frente.

Com o carro #31, Felipe Nasr foi o piloto mais rápido: ele, que divide o Cadillac branco e vermelho com Pipo Derani e Eric Curran, marcou 1’46″996 – que já é o novo recorde da pista para os modelos DPi. Ele foi três décimos mais veloz que o Acura ARX-05 DPi guiado por Dane Cameron na volta mais rápida do carro #6 nesta manhã.

O holandês Renger Van der Zande, líder do campeonato junto a Jordan Taylor (Fernando Alonso e Kamui Kobayashi também, mas nenhum dos dois corre na IMSA neste fim de semana) ficou com a terceira posição, seguido por Colin Braun no Nissan DPi da CORE Autosport. Tristan Vautier fechou o grupo dos cinco melhores e o Acura DPi #7 da Penske, que tem o brasileiro Hélio Castroneves, foi o sexto.

Gabriel Aubry fez a melhor volta entre os dois únicos LMP2 participantes: o piloto da PR1/Mathiasen registrou 1’50″002 na sua melhor passagem. A título de comparação, o tempo mais rápido de um carro do WEC lá mesmo em Sebring, neste fim de semana, é 1’47″716. Curioso notar que Aubry também participará das 1000 Milhas de Sebring nesta sexta-feira e o francês foi mais de um segundo melhor com o carro da Jackie Chan DC Racing.

Uma diferença que pode se explicar nos pneus, já que a especificação técnica da IMSA é a mesma do ACO/FIA para este regulamento, que só pode ser mexido em caso excepcional de BoP a ser aplicado pelo promotor de cada campeonato. É bem possível que a mistura dos Dunlop e Michelin do Mundial seja mais eficiente que os compostos usados na série ianque.

Entre os GTLM, deu Porsche com o #912 “Brumos” guiado por Laurens Vanthoor alcançando o tempo de 1’56″983. O belga foi 0″330 melhor que o Ford GT de Richard Westbrook nessa primeira sessão. Joey Hand foi o terceiro e Patrick Pilet, o quarto. Na sequência, os dois Corvettes e as BMWs.

Por fim, na GTD, tivemos seis construtores distintos nas seis primeiras posições. A melhor volta foi do Acura #86 da Meyer Shank Racing com Mario Farnbacher a virar 2’00″793, quase meio segundo à frente do Porsche de Patrick Long.

Aaron Telitz foi terceiro no Lexus #12 da AIM Vasser Sullivan, seguido pelo Lamborghini Huracán EVO da Grässer, guiado por Rolf Ineichen, pela Ferrari de Toni Vilander e a Mercedes-AMG de Jeroen Bleekemolen, que tem entre os pilotos o brasileiro Felipe Fraga.

A trinca feminina do carro #57 alinhado em parceria entre a Meyer Shank Racing e Jackie Heinricher, que novamente não participa de uma etapa da IMSA, ficou em 8º – Katherine Legge marcou 2’01″775.

De todos os carros inscritos, somente o #44 da Magnus Racing não fez tempo cronometrado. O carro de Andy Lally, John Potter e Spencer Pumpelly completou apenas voltas de instalação.

Ainda nesta quinta, os pilotos voltam à pista para mais duas sessões de treinos livres – a última delas, à noite.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames