Recorde histórico: temporada #10 do WEC larga com 39 carros!

RIO DE JANEIRO – Início de manhã no Brasil com recorde: o Mundial de Endurance (FIA WEC) terá o maior grid de sua história desde 2012, quando a competição foi recriada pelo Automobile Club de l’Ouest (ACO) via Le Mans Endurance Management (LMEM) e em parceria com a Federação Internacional de Automobilsmo (FIA).

Serão 39 os competidores fixos das quatro classes homologadas, sendo que 2022 é o último ano da LMGTE-PRO, que conta com cinco participantes por conta da presença da Corvette junto a Porsche e Ferrari. No total, são 21 Esporte-Protótipos e 18 modelos de Grã-Turismo, envolvendo oito construtores diferentes e nove marcas no total.

A Le Mans Hypercar terá seis carros com a estreia da Peugeot TotalEnergies, ainda sem o lineup 100% definido para guiar os modelos 9X8. Da relação provisória constam apenas os nomes de Paul Di Resta no carro #93 e Loïc Duval no #94. Olivier Pla será por enquanto o único piloto do único Glickenhaus confirmado como LMH não-híbrido.

Na Alpine, apenas André Negrão aparece oficialmente como piloto do #36 do construtor francês que usará a temporada como laboratório para a LMDh em 2024. Mas é certo que Nico Lapierre e Matthieu Vaxivière dividirão o cockpit com ele.

Já a campeã Toyota, como se sabia, traz Ryo Hirakawa como novidade já anunciada para guiar um dos GR010 Hybrid do construtor oriental.

A Penske é uma das aqusições para a LMP2 em 2022 e a presença do time está assegurada em metade das seis provas do calendário. A equipe terá Felipe Nasr e Dane Cameron, já indicados para o programa Porsche LMDh em 2023 (Foto: Jake Galstad/LAT/IMSA)

Na LMP2, quatro novas escuderias e um elenco estelar de pilotos, com cinco nomes que passaram pela Fórmula 1, sem contar os que também vêm da Indy e também se dividirão em dois ou mais certames em 2022.

Os times novos são a Ultimate – numa das três inscrições Pro-Am somente, junto à ARC Bratislava e AF Corse – a Vector Sport, a Prema Orlen Team (em parceria com a IronLynx) e o Team Penske, que vem com armas, bagagens e o que mais vocês imaginarem. No lineup, dois dos contratados para o programa Porsche – Felipe Nasr e Dane Cameron – mais o experimentadíssimo piloto francês Emmanuel Collard, de 50 anos, vinte e três aparições nas 24h de Le Mans no currículo e também status de piloto Porsche (e da Penske) no passado. Em princípio, a presença da equipe está assegurada apenas nas primeiras três corridas – Sebring, Spa-Francorchamps e 24h de Le Mans. A ver.

Das 15 inscrições a tempo pleno, onze já estão com os trios de pilotos definidos, incluindo a JOTA Sport, que terá Will Stevens na vaga de Anthony Davidson no #38 e um elenco de novos nomes no #28, incluindo Ed Jones, ‘saído’ da Fórmula Indy. Jonathan Aberdein vem da campanha no ELMS via United Autosports e quem completa o trio é Oliver Rasmussen, dinamarquês egresso da Fórmula 3, onde não conseguiu muito destaque.

A Richard Mille Racing Team seguir´á sim no esquema de tripulação 100% feminina em 2022 e com novidade: Lilou Wadoux veio pinçada do Alpine Elf Europa Cup e debuta no WEC com um protótipo Oreca 07 – mesmo modelo que será usado por todos os times da divisão.

No derradeiro ano de sua existência, a LMGTE-PRO tem o reforço da Corvette para fechar de forma digna a categoria em 2022 – os planos de um Aston Martin pelo menos nessa divisão foram para o vinagre. Das equipes confirmadas, apenas a AF Corse não indicou os nomes que complementarão as duplas titulares – Alessandro Pier Guidi e Miguel Molina são os únicos confirmados por enquanto.

Na LMGTE-AM, goraram os planos de Takeshi Kimura e da CarGuy, que havia reservado uma inscrição em parceria com a Kessel Racing. De forma surpreendente, além do que se imaginara, o Team Project 1 de Axel Funke e a GR Racing constam, sim, da relação de entradas. Tam´bém não veio nenhum novo time cliente da Porsche.

A AF Corse fará o running de três carros, inclusa a inscrição de seu braço helvético, a Spirit of Race e a IronLynx fica responsável pelo carro #60 e também pelo #85 da segunda inscrição 100% feminina, com Rahel Frey confirmada pelas Iron Dames – novo nome fantasia que constará na temporada 2022.

Fechando o plantel de construtores e equipes, a Aston Martin será representada pela TF Sport com o cliente Ben Keating, fazendo igualmente o running da D’Station Racing de Satoshi Hoshino. Paul Dalla Lana volta ocm a NorthWest AMR e sem Augusto Farfus ou Marcos Gomes desta vez: os brasileiros darão vez a Nicki Thiim e David Pittard na temporada que se inicia – em princípio – com as 1000 Milhas de Sebring, marcadas para 18 de março, uma sexta-feira.

Comentários

  • Além da curiosidade e da vontade de ver os brasileiros cada vez mais presentes (e eficientes) no WEC, espero ver a presença de 2 pilotos que me chamaram muito a atenção entre 2019-2021: Nick de Vries e Tom Gamble.

    Que bom ver você de volta e mais ativo no blog !

  • Belo panorama apresentado!
    Pena a redução na participação de brasileiros, mas é do jogo.
    Muito bom ter você trazendo essas informações, espero que com maior frequência, pois sei que este ano também terá bastante atividade com a confirmação da transmissão da Indy. (Vivas!!)
    Aproveito para perguntar: algo a respeito de duas classes de GT3 foi aventado para o WEC, de forma similar ao IMSA?
    Abraços

  • Rodrigo, bom dia!
    Ótimas notícias.
    E a transmissão aqui em terras tupiniquins… sabe onde irá passar??
    Sou seu fã!

    Joelson Cesário
    Sertãozinho-SP