IMSA: confirmados 53 carros para as 12h de Sebring

RIO DE JANEIRO – A edição comemorativa dos 70 anos das 12h de Sebring, a se realizar no próximo dia 19, terá um grid à altura das tradições de um dos grandes clássicos do Endurance mundial. A IMSA anunciou hoje que 53 carros vão disputar a corrida, válida pela 2ª etapa do Michelin Endurance Cup e também do Weathertech SportsCar Championship – contando pontos para o campeonato geral nas cinco classes em disputa pela primeira vez no ano, já que em Daytona LMP2 e LMP3 correram somente pelos pontos da competição paralela de provas longas que terá ainda as 6h de Watkins Glen e a disputa da Petit Le Mans.

Serão 27 protótipos com a participação de sete inscritos na DPi, oito na LMP2 e dez na LMP3, além de 28 modelos Grã-Turismo, sendo onze GTD Pro e 17 GTD.

Em relação às 24h de Daytona, que tiveram 61 carros, estão ausentes  a G-Drive Racing by APR (evidentemente, por motivos muito óbvios) na LMP2; o segundo Duqueine da Mühlner na LMP3; as inscrições da TR3, do Team TGM, da GMG Racing, da T1 Motorsport, da Northwest AMR e da equipe de Kenny Habul na GTD; além do Porsche da KCMG, o Mercedes-AMG que correu nas cores da Weathertech e com o nome fantasia Proton USA e o segundo Corvette C8.R na GTD Pro.

Mas há carros novos: a Paul Miller Racing finalmente estreia sua BMW M4 GT3 na GTD para Madison Snow/Bryan Sellers/Erik Johansson – este último, um sueco que é do programa júnior de pilotos da marca da Bavária, além do Acura da Racers Edge Motorsports na GTD Pro, com presença feminina: Ashton Harrison-Henry dividirá as honras com Tom Long e Kyle Marcelli no carro de dorsal #93. E também a Jr III Motorsports processa finalmente sua estreia na LMP3, alinhando um Ligier JS P320 para Ari Balogh/Garett Grist/Dakota Dickerson.

Por conta da coincidência de datas entre as 12h de Sebring e a Fórmula Indy no Texas, diversos pilotos da categoria de monoposto não estão disponíveis. Entre eles Scott Dixon (substituído por Ryan Hunter-Reay) pela Cadillac Racing/CGR; Jimmie Johnson pela Ally Cadillac Racing; Hélio Castroneves via Meyer Shank Racing e Kyle Kirkwood, que defenderia a Vasser Sullivan. Colton Herta, Devlin DeFrancesco e Pato O’Ward, que venceram na LMP2 em Daytona, foram substituídos por ninguém menos que Juan Pablo Montoya, Sebástian Montoya (filho de JPM) e Henrik Hedman, garantindo a presença da DragonSpeed no grid.

O “Homem-Aranha” dará lugar a Stoffel Vandoorne e Kirkwood foi substituído por Scott Andrews, que correrá no Lexus #12 da GTD, cabendo a Aaron Telitz andar no #14 da GTD Pro com Ben Barnicoat e Jack Hawksworth. A ausência de Johnson provocou uma situação no mínimo incomum: o #48 terá pilotos que se dividirão entre IMSA e WEC, posto que a Toyota liberou “Pechito” López e Kamui Kobayashi (além de Mike Conway, que correrá no #31 da Whelen/AX Racing) e Mike Rockenfeller será o regra três de Sébastien Bourdais nas 1000 Milhas de Sebring, já que Chip Ganassi não o liberou para o “double duty”.

Aliás, muitos pilotos se dividirão entre WEC e IMSA além dos já citados: Will Stevens representará o Team Jota; Josh Pierson, Felipe Albuquerque e Oliver Jarvis defenderão a United Autosports na prova do Mundial; Louis Déletraz, a Prema Orlen Team; Ben Keating vai de Aston Martin da TF Sport; Rui Andrade, via RealTeam by WRT; Felipe Nasr correrá pelo Team Penske; Julien Andlauer pela Dempsey Racing-Proton; Toni Vilander pela AF Corse (nas duas séries); Ben Barnicoat, Brendan Iribe e Ollie Millroy pelo Team Project 1 e Antonio Fuoco também estará com a AF Corse na disputa do Mundial. Serão 18 nomes, no total.

Além de Bourdais, outro “proibido” por contrato de fazer os dois eventos é Alex Lynn, que não foi liberado por Chip Ganassi. Cooper MacNeil fará outro tipo de “double duty” já que mais uma vez vai participar por dois carros diferentes – o Porsche #79 e a Mercedes #97 na GTD Pro em Sebring.

Por falar na Ganassi, em relação à lista divulgada, será necessária uma mudança: Kevin Magnussen foi contratado de volta pela Haas para a Fórmula 1 e terá de ser liberado do compromisso com a Cadillac Racing/CGR (já o foi também pela Peugeot). Assim, Earl Bamber e Alex Lynn estão momentaneamente sem colega de equipe.

Daniel Serra, que fará – ou tentará – outro tipo de “double duty” pois terá no mesmo fim de semana IMSA em Sebring e Stock Car em Goiânia, dividirá a Ferrari da Risi Competizione na Flórida com Davide Rigon e Eddie Cheever III. Como curiosidade, o pai de Daniel, Chico Serra, correu com Eddie Cheever, pai do colega do tricampeão da Stock nas 12h de Sebring na F1 entre 1981 e 1983.

Outras mudanças sem muita expressão são a confirmação de Anthony Mantella no carro #7 da Forty7 Motorsports; Cameron Shields junto a Rasmus Lindh e Dan Goldburg na Performance Tech Motorsports e a participação de Marvin Dienst no Mercedes-AMG #57 da Winward Racing junto a Russell Ward e Phillip Ellis.

Com os 378 pontos somados no fim de semana das 24h de Daytona, Oliver Jarvis e Tom Blomqvist defendem a liderança do campeonato na DPi (Castroneves e Pagenaud têm os mesmos pontos, mas estão ausentes em Sebring). Felipe Nasr, Mathieu Jaminet e Matt Campbell lideram a série na GTD Pro com 382 pontos e na GTD, os líderes são Ryan Hardwick, Zach Robichon, Richard Lietz e Jan Heylen com 370.

No Michelin Endurance Cup, Castroneves/Jarvis/Pagenaud/Blomqvist lideram na DPi com 15 pontos somados, enquanto na LMP2, com o mesmo total, a ponta pertence a Giedo Van der Garde/Rinus VeeKay/Dylan Murry/Giedo Van der Garde. Felipe Fraga/Gar Robinson/Michael Cooper/Kay Van Berlo comandam a classificação da LMP3 com 17 pontos e na GTD Pro, os ausentes em Sebring Alex Imperatori/Dennis Olsen/Laurens Vanthoor/Patrick Pilet têm o mesmo total e lideram. Na GTD, o quarteto vencedor na geral lidera a IMEC com 14 pontos.

Comentários