IMSA, 12h de Sebring – treino livre #1 – Acura e WTR saem na frente

RIO DE JANEIRO – Super Sebring que se preza tem a 2ª etapa da IMSA com o Weathertech SportsCar Championship e a Michelin Endurance Cup: as 12h de Sebring serão neste sábado a partir de 11h10 de Brasília e os carros inscritos – o total baixou para 53 com a desistência da MRS-GT Racing, possivelmente por não conseguir pilotos disponíveis para o evento – foram para a pista da Flórida para a primeira sessão matinal desta quinta-feira.

Líder do campeonato com o escândalo da Meyer-Shank, a Wayne Taylor Racing sai na frente e comanda a primeira folha de tempos do evento: o Acura #10 virou em 1’48″303, com o sempre veloz Filipe Albuquerque – a diferença para Renger Van der Zande, da Cadillac, foi de 0″133.

Jack Aitken estabeleceu o terceiro tempo da sessão com o outro V-Series.R inscrito pela Whelen Engineering/Action Express, cabendo o quarto posto ao melhor BMW, com Connor de Philippi, inclusive antes de um acidente que provocou danos ao #25 – Augusto Farfus fez a 5ª marca em 1’49″353.

Dentre os demais carros com pilotos brasileiros, o Porsche do trio de Felipe Nasr deu somente cinco voltas e o Acura da equipe de Hélio Castroneves enfrentou problemas também, com apenas sete giros concluídos. Com meia hora de sessão, o carro parou na curva 16 do traçado e não pôde mais retornar à pista.

Na LMP2, a ERA Motorsports ficou no topo da qualificação com Christian Rasmussen levando o #18 à marca de 1’50″926, 0″214 melhor que o #35 da TDS Racing com o holandês Giedo Van der Garde. George Kurtz, da Crowdstrike Racing w/APR, foi o melhor piloto bronze da sessão, seguido pelo segundo Oreca da TDS Racing com Scott Huffaker e pela PR1/Mathiasen, com Paul-Loup Chatin.

A Rick Ware Racing foi 8ª colocada na classe, com o brasileiro Pietro Fittipaldi marcando o tempo de 1’52″843.

A Jr III Racing fechou o TL1 na frente entre os LMP3. Estreando na temporada 2023 nesta etapa, o carro #30 conduzido por Dakota Dickerson superou a Riley Motorsports e o brasileiro Felipe Fraga por somente 0″068 nessa sessão. Em terceiro veio a Andretti Autosport, com Gabby Chaves.

Entre os modelos GTD, o melhor tempo geral sem distinção com a GTD Pro ficou com o carro #77 da Wright Motorsports nas cores da VOLT, dando uma amosta que o BoP desta vez ajudou o Porsche 991 GT3.R Type 992 – o carro guiado por Trent Hindman fez a melhor volta da sessão em 2’01″192, 0″064 melhor que o Lexus RC-F GTD Pro conduzido por Jack Hawksworth.

O Acura da Racers Edge/WTR foi terceiro na sessão com Kyle Marcelli, com o outro Lexus da Vasser Sullivan e a Mercedes-AMG do Team Korthoff completando os cinco melhores do grupo. A Risi, com os brasileiros Daniel Serra e Gabriel Casagrande, ficou em sexto entre os 28 GTs presentes e segundo na GTD Pro, com a marca de 2’01″394.

O segundo treino livre será ainda hoje às 16h50 pelo horário de Brasília.

Comentários